sábado, 12 de maio de 2012

PASSADO, HISTÓRIA, CRISE?


Os filhos de DEUS não têm passado! Efésios 4:22 - Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos. Espiritualmente falando, os filhos de DEUS têm uma história. Nas mãos do nosso DEUS e PAI, o nosso passado é resolvido e a nossa história começa a ser escrita. Lucas 1:1- Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos factos que se cumpriram entre nós.
Viver no passado é parar no tempo, é estagnar e inviabilizar o futuro.
            Todo o passado mal resolvido, prende-nos e faz-nos ficar a olhar para trás. 2ª Coríntios 2:10- Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês. Se alguém nos ofender, além de perdoar temos de esquecer.
         Porém em CRISTO, a nossa história é uma porta aberta para o amanhã, para a realização dos sonhos e promessas de DEUS.
            Só alguém livre de um passado escravizante e paralisador rompe na conquista do sobrenatural de DEUS, com ou sem crises porque está livre para tomar as decisões certas. Como decisão é uma questão de mentalidade, é preciso ter uma mente livre e renovada que não tenha em consideração as coisas antigas e que esteja aberta para decidir correctamente as coisas novas que DEUS está fazendo.
            Nós só influenciaremos positivamente o nosso futuro quando não vivermos as dores do passado. Não podemos pois ficar presos a um passado paralisador.
            A crise, pode ser um trampolim para grandes conquistas ou grandes derrotas, tudo irá depender das decisões que tomarmos quando ela se apresentar. Podemos estar em crise, na nossa vida pessoal, familiar ou profissional, mas se estivermos libertos do nosso passado e os nossos olhos, puderem ver as coisas novas de DEUS que estão a nascer, não caminharemos sem direcção, porque o SENHOR nos preparará o caminho.
            A libertação do passado e a renovação da mentalidade são fundamentais para tomar as atitudes correctas, especialmente em tempo de crise. No momento de crise, quando parecer que tudo está acabado, não podemos valorizar a derrota mas sim declararmos que DEUS está a fazer coisas novas na nossa vida.
            Temos de confessar perante DEUS as nossas fraquezas os nossos traumas e feridas e pela fé renunciar a tais coisas, assumindo a libertação e a cura. Devemos consagrar a nossa vida, mente e coração ao SENHOR e temos de nos firmar nos princípios e caminhos de DEUS. Tiremos os nossos olhos de ontem e olhemos para o SENHOR na esperança de um amanhã repleto de vitórias e conquistas. A crise de hoje, pode ser o ponto de partida para um salto de fé, que nos levará ao ponto mais alto e mais lindo da nossa existência.
            Não devemos fugir da crise, se ela chegou, devemo-nos encher do poder de DEUS, encará-la e resolve-la. Devemos declarar que chegou ao fim o passado de crises e de lembranças que nos escravizam e paralisam.
            O SENHOR chama por nós, para rompermos com um passado de derrotas e impossibilidades de assumirmos a nossa nova história, resolvida e escrita pela SUA mão.
            Não podemos viver as más lembranças do passado, pois este é o ano aceitável do SENHOR e ELE está a fazer coisas novas na nossa vida. Lucas 4:19 - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.


Pajovi               QUELUZ

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O QUE É A HISTÓRIA?


História é a ciência que estuda a vida humana através dos tempos. Historiador é a pessoa que interpreta os factos históricos ou experiências humanas, com ajuda dos registos dos povos, deixados de geração em geração. A história divide-se em curta, média e longa duração. Curta duração é a história que se está a passar de imediato. Média duração refere-se aos factos do nosso tempo. Longa duração é a história que ocorreu há muito tempo atrás (exemplo “a Pré-História”).
História é ciência do passado e do presente, um e outro, inseparáveis.”
O passado realmente aconteceu, mas a história é apenas o que alguém escreveu. Conhecer a História faz-nos ter a sensação de que pertencemos a um grupo social que existe ao longo dos tempos, desde bem antes do nosso nascimento até muito depois da nossa morte.
A História é feita de muitas partes, mas também é única. Somos parte de um mesmo processo que percorre o mundo e nos liga ao planeta. Perder o sentido da mudança é o perder da vida e das oportunidades que ela nos dá todos os dias, para transformá-la.
Aquele que não se pode recordar do passado, está condenado a repeti-lo. O passado é uma lição para se meditar, não para se reproduzir. A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente. Para predizer o que vai acontecer, é preciso saber o que ocorreu antes. Se não conhecermos a História, nada conhecemos, somos apenas uma folha que não sabe que é parte de uma árvore.
Um historiador é alguém que tem como objectivo, analisar a memória e a Identidade que são conceitos primordiais ao estudo da História e demonstra a actualidade e a pertinência do estudo da História. Ele inicia esse capítulo, trazendo à tona a questão actualíssima da Globalização e destaca a História como uma ferramenta, que pode ajudar-nos a entender esse fenómeno, em níveis locais e nacionais. Questões de grande importância são indicadas para nossa própria reflexão e que podem ser questões que permeiem a nossa prática pedagógica e de cidadania.
O que representam as identidades nacionais, colectivas e étnicas? A ciência da História pode ser uma ferramenta, que poderá proporcionar questões para a busca da compreensão da sociedade actual, revisitando o passado e as suas fontes de estudo. A busca pela identidade e pela memória, não são ferramentas de exclusão, mas sim de busca pelo entendimento do “outro”, da cultura diversa e sua compreensão, na busca de um convívio mais harmónico entre todos.


Pajovi      QUELUZ

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...