terça-feira, 4 de março de 2014

Violência Doméstica - parte 2

Causas

As causas são várias:
  A principal causa é a causa cultural, se levarmos em conta a própria estrutura da sociedade cabo-verdiana, isto é, Cabo Verde foi formado na sua origem por escravos, como se sabe um país de base esclavagista e violenta por excelência. Portanto a cultura da violência é inerente ao homem cabo-verdiano.
  A segunda causa é a causa econômica. É sabido que a mulher é a principal vítima de violência doméstica e isto porque ela foi sempre discriminada ao longo da história, o homem é que ia a escola, era ele quem tinha o dever de sustentar a casa, e a mulher não podia ir a escola porque o principal papel dela era a procriação e educar os filhos por isso, ainda muito dos nossos homens pensam desta maneira e segundo estes, a mulher deve ficar em casa cuidando dos filhos sem levar em conta outros direitos que ela tem.
  A terceira causa é a causa psicológica. O homem ainda hoje acha que a mulher que convive é propriedade sua. “Eu mando, faço e posso.” O homem manda, agride e muitas vezes a mulher fica num beco sem saída porque não tem onde voltar por causa da pobreza ela muitas vezes aguenta um conjunto de situações complicadas já que depende totalmente do marido ou companheiro porque já tem um conjunto de filmes esta é a principal razão de suportar muitos abusos já que não tem outra forma de ganhar sustento dos filhos.
  Há ainda um outro aspecto sociológico denominado “incongruência de statos” na qual, e mesmo que a mulher lute ela fica sempre “descriminada”; ela pode ir à escola, ganhar o seu salário tal e qual o homem, contribuir no seu sustento da casa, na educação, mas sempre há uma desproporcionalidade entre o homem e ela porque mesmo que trabalhe fora, ela tem sempre a preocupação de chegar mais cedo em casa e fazer os trabalhos domésticos, tais como limpeza, alimentação, dar satisfação ao homem e etc. coisas que por vezes o não se preocupa, mas fazendo uma análise mais profunda, diríamos que todos estes factores estão contidos dentro da falta de educação, porque a educação primária ou básica advém dos nossos pais e por vezes por falta de conhecimento, porque os pais não tiveram numa escola estão a sua vida fica limitada e ninguém pode dar aquilo que não tem. Uma pessoa só pode dar aquilo que tem.
  O ciúmes também é uma causa muito frequente, normalmente o agressor(a) observa o(a) seu (sua) companheiro(a) conversando com uma pessoa do sexo contrário e sente-se ameaçado e agride o(a) companheiro(a).

  Existem ainda muitas outras causas, cada encara a um problema da sua forma.

Pajovi            2014


Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...