terça-feira, 5 de maio de 2015

Um pouco de história

UM POUCO DE HISTÓRIA


As Assembleias de Deus em Portugal fizeram 100 anos em 2013. Tudo começou assim:
O Movimento das Assembleias de Deus iniciou-se no ano de 1913 com a chegada a Portugal do missionário José Plácido da Costa, cidadão português emigrado no Brasil, país onde aceitou a mensagem pentecostal, após contacto com os primeiros missionários pentecostais aí chegados, os cidadãos suecos Daniel Berg e Gunar Vingren, com os quais passou a trabalhar de forma intensa, na divulgação do evangelho.
Entretanto, José Plácido da Costa decidiu deslocar-se a Portugal, tendo desenvolvido a sua actividade missionária na cidade do Porto e em Valezim. Passado algum tempo, regressou ao Brasil donde só voltaria, de novo, no ano de 1930.
Decorria o ano de 1921 quando o trabalho evangélico de matriz pentecostal começou a tornar-se visível e a estabelecer-se sólida e definitivamente em Portugal por acção do missionário José de Matos Caravela, também ele cidadão português emigrado no Brasil e que regressou ao seu país de origem, precisamente nesse ano de 1921.
O trabalho missionário de José de Matos iniciou-se na Beira Alta e Beira Litoral, com alguns resultados. Depois, em 1923, deslocou-se para o Algarve onde fundou várias igrejas pentecostais, especialmente em Portimão, Lagos e Silves.
Em resultado da acção missionária de José de Matos, a primeira igreja Assembleia de Deus foi fundada na cidade de Portimão, em 1924. Mais tarde, esse valoroso servo de Deus iniciou outras igrejas fora do Algarve, como as de Santarém e Alcanhões.
A partir desse ano, estabeleceram-se igrejas Assembleia de Deus em várias cidades de Portugal com a ajuda de missionários suecos e com o trabalho esforçado de obreiros portugueses, que Deus entretanto levantara, os quais entregaram as suas vidas à causa da obra de Deus e contribuíram decisivamente para o seu crescimento.
Em resultado do envolvimento desses homens de Deus, portadores da mensagem pentecostal, foi fundada a Assembleia de Deus do Porto, em 1930, com a intervenção do missionário sueco Daniel Berg, a Assembleia de Deus de Évora, em 1932, através da acção da evangelista Isabel Guerreiro e a Assembleia de Deus de Lisboa, em 1934, com a ajuda do missionário Jack Hardstedt. Além dessas igrejas, em muitos outros pontos de Portugal - em diferentes distritos e cidades, de norte a sul do país foram surgindo igrejas pentecostais Assembleia de Deus.
Além dos referidos missionários e iniciadores da obra de Deus em Portugal no início do século XX, foram pioneiros e distintos servos de Deus, entre outros, cujo relevo é inteiramente merecido, os seguintes: Holger Backstrom, João Sequeira Hipólito, Tage Stalberg, Horácio Gomes de Sousa, José Lopes Quedas, Durval Correia, Artur Rodrigues, Conde, Jaime Figueiredo, Augusto Henriques, José de Oliveira Pessoa, Alfredo Rosendo Machado, João Chasqueira, Manuel Ribeiro Fernandes, Rogério Ramos Pereira, Virgílio Condeço, Manuel Cartaxo, Joaquim Cartaxo, Israel Coias Pires, Miguel Coias, José Augusto Pina, Joaquim Cerro Guerreiro, José Neves Ramos e António Dias Gonçalves.
Muito mais haveria para contar, mas em síntese isto foi como tudo começou.
Que Deus vos abençoe.



Pajovi

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...