quarta-feira, 27 de abril de 2016

Está certo pagar em dinheiro para ser abençoado por Deus?

Um dia perguntaram-me o seguinte: É correto pagar dinheiro para ser abençoado?

O “pastor” de uma certa igreja pediu a um crente para colocar 500,00 € junto de uma foto da família e entregar na igreja para serem abençoados até ao final do ano. Não tenho dúvidas que essa família não deve colocar o dinheiro e a foto nas mãos desse “pastor”.
 Considero a prática realizada por esse “pastor” uma heresia! Esse “pastor” está a condicionar a bênção de Deus a uma certa quantia em dinheiro colocada ao lado de uma foto, apelando para o sistema emocional de pessoas que desejam bênçãos de Deus para si e para os seus entes queridos, procurando com isso obter lucro. Ele faz praticamente uma chantagem emocional e consegue extorquir dinheiro às pessoas! Que absurdo!
Não há na Bíblia qualquer texto que apoie essa prática. A bênção de Deus não pode ser comprada. Suponhamos que alguém não tenha esse dinheiro ou não possa por algum motivo dispor dele nesse momento. O facto de não o colocar ali junto à foto fará com que Deus NÃO abençoe a família daquela pessoa? “Somente” a oração não é suficiente? O dinheiro ali colocado fará com que a mão de Deus seja movida a favor daquela família? Fora isso, temos ainda outro absurdo: a promessa de que Deus obrigatoriamente fará algo, como se esse “pastor” tivesse o domínio do que Deus fará ou não na vida de alguém.
Abram os olhos, pois essa é uma forma de manipulação muito comum, principalmente aos adeptos da teologia da prosperidade. É uma manipulação maligna, que não vem do Senhor. Em nenhum versículo da Bíblia encontramos qualquer orientação para isso, pelo contrário, Simão, quando quis comprar a bênção de Deus com a qual Pedro e os apóstolos faziam a obra de Deus, foi duramente repreendido (Atos 8. 18-22). Veja:
E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Atos 8:18-22
Além disso, uma das orientações de Jesus aos seus discípulos quando lhes deu a sua missão, foi para darem de graça tudo o que fizessem no exercício dos dons de Deus:   
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demónios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento. Mateus 10:8-10.
 Se os apóstolos cobrassem por qualquer exercício dos dons estariam a ir contra as ordens de Cristo.
Assim sendo, não se deixe levar por esse tipo de apelo. Se a sua igreja tem caminhado por esse caminho, infelizmente, tem deixado de andar biblicamente. Compras e vendas de bênçãos, mesmo que com uma “roupa” bonitinha confeccionada pelos pastores ou até pelas ovelhas ávidas por bênçãos, não tem nenhum contexto bíblico.

Pajovi

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Sete sinais que mostram se você está a caminhar para uma vida de derrotas.

Sinais são marcas, indícios, vestígios que nos indicam alguma coisa. Os sinais de trânsito, por exemplo, nos indicam coisas que devemos ou não devemos fazer. Sinal vermelho indica que devemos parar; sinal verde que devemos seguir. Da mesma forma estes sinais, e existem sinais muito claros na nossa vida que nos indicam como vai a nossa vida espiritual, que indicam “a quantas anda” a nossa vida com Deus e, consequentemente, se estamos num caminho de vida ou num caminho de morte, que nos levará às derrotas.
Na maioria das vezes nós conhecemos estes sinais, mas ignoramos não ligamos. Isso traz muitos males à nossa vida, da mesma forma que correm graves riscos, aqueles que ignoram o sinal vermelho no trânsito. Vejamos os 7 sinais de alerta que nos mostram se estamos a trilhar os caminhos que nos levarão a grandes derrotas na nossa vida. Se estiver a andar por algum destes caminhos, mude de rota imediatamente!
Sinal 1 – Disciplinas espirituais não fazem parte do nosso dia.
Um sinal bastante importante que mostra que estamos num caminho errado e que precisamos fazer um retorno ao caminho certo é a análise do nosso dia-a-dia. Algumas coisas são básicas na vida de um cristão que deseja ser vitorioso. Pelo menos a leitura da Bíblia e a oração precisam de estar presentes todos os dias na vida do crente. O cristão vitorioso precisa de estar em constante avanço nas suas disciplinas espirituais perante o Senhor.
Sinal 2 – Mais derrotas para o pecado do que vitórias.
Todos lutamos contra o pecado diariamente. Mas um sinal fortíssimo de que a vida com Deus não vai bem é quando o pecado nos vence com facilidade. Somos muito mais derrotados do que vitoriosos. Isso mostra que estamos fracos espiritualmente. É um sinal de “falta de alimentação espiritual”. Lutar contra o pecado não é estar no caminho errado, mas ser vencido por ele (pelo pecado) constantemente é sinal de que alguma coisa não vai bem na nossa vida. Quem é derrotado pelo pecado não tem uma vida vitoriosa.
Sinal 3 – Encontra muitas desculpas para não andar nos caminhos de Deus.
O crente fortalecido sempre procurará ânimo para andar no caminho estreito. Já aquele que está cambaleante tem grande desânimo e começa a arranjar desculpas para não fazer o que se deve fazer, para não andar na vontade de Deus. Este é um sinal de distância de Deus, de uma grande derrota na vida da pessoa. O desânimo vem da falta de contacto com o Senhor e a “malandragem” para arranjar desculpas para amenizar os erros vêm do maior contacto com a carne, com o mundo e com o Diabo.
Sinal 4 – Começa a isolar-se da igreja.
Sabemos que a igreja é o ajuntamento dos salvos, dos que professam a fé em Jesus Cristo e que a igreja tem um papel fundamental na vida do crente vitorioso. O crente verdadeiro foi chamado por Jesus para ser igreja, fortalecer e ser fortalecido na igreja. Mas sem investimento na vida com Deus um grande sinal de que a sua vida está a ir de mal a pior, é a vontade de não se envolver nos trabalhos da igreja, na evangelização, em ser sal e luz no meio do mundo. A pessoa fecha-se num grande egoísmo e só se vê a si mesmo.
Sinal 5 – Procura defeitos em tudo.
Tem uma vida derrotada fica uma pessoa cheia de críticas destrutivas. Esta pessoa não se consegue manter no que é bom, pelo contrário procura sempre encontrar algum defeito, e se não conseguir encontrar, ela mesma inventa um defeito. Este é um sinal de amargura no coração, de uma distância de Deus. A crítica é importante para o crescimento de todos, porém, a pessoa que está longe dos caminhos do Senhor faz da crítica uma espada para ferir e não uma ferramenta de construção. E, agindo dessa forma, esta pessoa anda no caminho da derrota e não da vitória.
Sinal 6 – Não investe tempo, energia e recursos no reino de Deus.
Jesus deixou claro na Sua palavra que os Seus servos seriam pessoas que buscariam em primeiro lugar o reino de Deus (Mt. 6.33). Um grave sinal que mostra que alguém está a andar por caminhos de derrota é quando não existe essa busca do reino de Deus como uma prioridade na sua vida. Não se investe quase nada de tempo em prol do reino de Deus, não se dispõe a fazer nada, é estagnado (parado), não tira um centavo do bolso para ajudar em nada, nem para investir no seu próprio crescimento espiritual nem do próximo.
Sinal 7 – Acha que tudo está bem e que nada precisa mudar.
A pessoa que está no caminho da derrota identifica vários dos sinais acima em si mesma e ainda acha que tudo está bem e que, na verdade, ela está no controlo da situação e que a situação não está tão ruim assim. Não acha que precisa de tomar atitudes concretas para mudar de vida. Esse é o pior sinal de todos, pois só consegue mudar quem consegue dar o “braço a torcer” de que tem algo a mudar. Os derrotados nunca assumem os seus erros e nem estão dispostos a usar a humildade para reconhecer que erraram e que precisam de mudar. Preferem ser donos da “razão” e permanecer no caminho da derrota do que serem humildes e trilhar o caminho da vitória.
Sinal 8 – O sinal dos vitoriosos.
É preciso ter humildade de coração e prostrar-se diante do Senhor, dispondo-se a trabalhar para que as situações ruins mudem. Um sinal de que está a voltar para os caminhos do Senhor é quando começa a cair em si e entende que algo está errado e começa a tomar providências concretas sobre o que está errado. Este é o sinal que Deus quer ver em nós, pois é o sinal dos vitoriosos!


Deus vos abençoe.

sábado, 23 de abril de 2016

DEPRESSÃO. Ajudem-me, por favor.

Houve alguém que me contou há pouco tempo o seguinte: Já há uns dois anos que tenho andado muito estranha. Sabe, tenho estado desanimada, sem vontade de correr atrás dos meus sonhos, descuidada, sem vontade de sair de casa e até sem desejo de ir à igreja e orar. Os meus parentes tentam animar-me, mas, geralmente, não conseguem. Já ouvi alguns deles a dizerem que isso tudo é mania minha, que eu preciso é de aprender a dar mais valor à minha vida. Isso magoa-me muito, não tenho sabido lidar com esta questão. Não sei se procure um médico, se peço orações na igreja, já que alguns dizem que estou com problemas espirituais. Pelo que já li na Internet os meus sintomas são de depressão. Ajude-me, por favor.
Essa sua descrição esconde algo muito comum que ocorre em milhares de lares em todo o mundo. A sociedade tem estado preparada para lidar com doenças físicas (Pneumonia, Gripes, Dengue, Câncer, etc.), mas está pouco preparada para lidar com as doenças emocionais. Se esse é o caso da sua família e de milhares de outras famílias. Por isso, quero aproveitar esta resposta que vou dar para trazer alguns pontos importantes sobre a questão da depressão, que todos nós devemos reflectir.
Estou com depressão e dizem que é capricho.
(1) Depressão não é capricho. Hoje sabemos que a depressão é uma doença e como tal deve ser tratada com muito cuidado e da forma correta por um profissional de saúde reconhecido. Com o conhecimento que temos, não é mais possível que tratemos uma doença tão grave e com tamanho potencial destrutivo como um simples capricho ou mesmo mania da pessoa. Qualquer pessoa que perceba que está estranha, desanimada, sem vontade viver e coisas do tipo, deve procurar a ajuda de um médico para que ele avalie o caso e possa iniciar o tratamento.
(2) A depressão nem sempre está ligada a problemas espirituais. É muito comum nos meios cristãos associar esses sintomas da pessoa depressiva a algum pecado grave que a pessoa tenha cometido ou mesmo a possessões demoníacas. Sabemos que pessoas que estão longe de Deus e envolvidas em pecados graves podem desenvolver sintomas de depressão, porém, cada caso deve ser avaliado com carinho. Nem sempre a depressão da pessoa está ligada a causas espirituais. Pessoas que têm a vida espiritual em dia também podem ficar depressivas, pois é uma doença que pode estar relacionada em muitos casos a desregulação hormonal e alterações cerebrais, além de outras causas emocionais, como a perda de um ente querido, por exemplo. Portanto, é uma doença a ser tratada também no campo médico. Devemos agir sem preconceitos, procurando ajudar e apoiar a pessoa para que se livre desse mal seja qual for a causa.
(3) Tratar depressão com um médico não é falta de fé. Quando temos alguma febre alta, ou uma indisposição mais grave, a nossa primeira ação é ir até ao centro médico buscar ajuda. Isso não é falta de fé. É claro que nós oramos, mas não deixamos de ir até aos recursos que Deus já nos disponibilizou, os recursos médicos e medicamentosos existentes. Com a depressão é a mesma coisa. Ela deve ser tratada no campo da oração, da busca da cura em Deus, mas também usando os recursos médicos que Deus, graciosamente, já nos deu através da ciência. Isso é totalmente legítimo.
(4) Tratar a depressão deve mobilizar a família. Interessante que quando temos, por exemplo, uma gripe, a família se mobiliza. A mãe faz uma canja de galinha, toma precauções para o descanso do doente, etc. Quando alguém tem depressão (doença muito mais grave que uma gripe) precisa também, muito mais, do apoio de quem está ao seu redor (amigos e familiares). E esse apoio vem com palavras e atitudes positivas. Dizer que a pessoa está com caprichos ou manias ou usar apenas a crítica não ajuda. O ideal é que a família perceba o que está a acontecer e se informe, ou com um médico, ou com literaturas especializadas, sobre como agir positivamente para abençoar a pessoa que passa pela depressão.
(5) A depressão também deve ser tratada no campo espiritual. Nós que somos cristãos cremos que Deus participa ativamente da nossa vida. Por isso, a depressão, por mexer fortemente com nossa alma, deve ser tratada também no campo espiritual, seja resolvendo questões espirituais importantes que atrapalham a pessoa a melhorar da depressão (mágoa, falta de perdão, tristeza, falta de fé, etc), seja com apoio e aconselhamentos. Quando a pessoa se sente amada e acolhida, o tratamento faz muito mais efeito. O tratamento médico aliado ao apoio espiritual gera muito mais curas e melhoras dos quadros depressivos. Isso já é mais que provado.
(6) E por fim, creio que quem está com depressão, deve conversar com a sua família sobre o que sente. Peça-lhes que compreendam, que ajudem a superar esse momento difícil. Diga-lhes que não é mania nem capricho o que tem passado. Peça ajuda, não fique sozinha, isolada, pois isso apenas piora o seu quadro depressivo. Essa é uma força que você precisa fazer para dar início às suas melhoras. É o começo do seu tratamento. Reconhecer que está doente e pedir ajuda. Com a ajuda de Deus, e com todos os recursos disponíveis, pode melhorar e pode ser curada dessa doença.

Deus vos abençoe.

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...