segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Os frutos do Espírito.

 

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.  Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.” Gálatas 5:22-26 (ARA).

 

O fruto do espírito é: Alegria.

 

Tenho que admitir que sou atraído para perto de pessoas alegres. Com isto não quero dizer, necessariamente, aqueles que estão sempre com piadas. Humor e alegria são coisas diferentes. O humor pode encorajar-nos a rir dos absurdos da vida, mas o humor também pode ser abusivo e cruel e rir da dor do outro. Porque é que acha que escorregar numa casca de banana ou os “trapalhões” a fazerem piadas uns aos outros, são “materiais” intemporais para atos de comédia?

A alegria é diferente. Alegria é uma escolha de otimismo e autoconfiança. E não é porque se sente rico, esbelto e inteligente. A alegria interna é produzida pelo Espírito do Senhor que vive em nós. É a verdade silenciosa de que nós somos uma criação magistral de Deus, que somos santos através do sangue de Cristo e muito amados e protegidos por Ele e temos um trabalho muito importante a fazer. A alegria é construída na confiança de que podemos suportar qualquer desastre, porque estamos no caminho do céu.

“O fruto do Espírito é…alegria” disse Paulo em Gálatas 5:22. Ele não quis dizer que os cristãos deveriam de ser conhecidos pelas suas cenas de “palhaçada”. Ele quis dizer que os cristãos são otimistas, sabem que têm um grande futuro, portanto, podem ser gentis e pacientes, mesmo com pessoas difíceis. Eles também podem e devem gostar de si mesmos.

Os inimigos de um espírito alegre são a inveja, a amargura, o ressentimento, o medo e o autodesprezo. Elimine estas coisas do seu coração agora mesmo! Escolha a alegria!

 


Pajovi 2026

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Os frutos do Espírito.

 

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.  Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.” Gálatas 5:22-26 (ARA).


O fruto do Espírito é: O amor.


Por vezes, Deus é muito óbvio no Seu trabalho, no Seu atuar. Deus, certa vez no passado, demonstrou a sua ira terrível sobre o pecado humano, enviou uma grande quantidade de chuva sobre a Terra, cobrindo completamente toda a sua superfície, acabando assim com a vida terrestre, com a exceção da “Arca de Noé” e dos seus ocupantes. Outra ocasião demonstrou a Sua compaixão e poder, ao alimentar o equivalente a um estádio de futebol cheio de pessoas, com apenas cinco pãezinhos e dois pequenos peixes.

Mas Deus, na maioria das vezes, é bastante subtil no seu atuar, por vezes isso é uma “ofensa” para algumas pessoas. Essas pessoas querem mais; raios, trovões, grandes milagres, enfim, mais poder. Deus nunca é movido pela exigência das pessoas que querem algo “espetacular”. Ao contrário disso, Deus parece preferir manifestar o seu trabalho através dos comportamentos piedosos dos que Lhe são fiéis. Nós (cristãos) somos embaixadores de Deus na terra e falamos por Ele, mas também do Seu trabalho e do seu mover, das evidências silenciosas, mas poderosas e visíveis e também sobre a habitação do Espírito Santo em nós. As escrituras chamam a estes comportamentos piedosos “frutos do Espírito Santo” e o capítulo 5 de Gálatas tem uma lista de nove deles. O primeiro pode ser o mais poderoso de todos; “O fruto do Espírito é o amor” - Gálatas 5:22. Amor é; dar valor e importância incondicional a outra pessoa. Jesus Cristo é o padrão de ouro, Ele deu a sua vida por nós, para nos dar vida a nós.

O nosso primeiro propósito na terra, é amar a Deus e fazer com que as outras pessoas se sintam valiosas.

Quando este dia terminar, será que alguém se vai aperceber pelo menos de um exemplo, do fruto Espiritual do amor, entre tudo o que fizemos e dissemos hoje?




Pajovi 2026

Os frutos do Espírito.

  “ Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas...