quinta-feira, 1 de maio de 2025

Explorando Apocalipse 12:1-17

 Explorando Apocalipse 12:1-17 (aconselhável ler todos os versículos).

Quem é a mulher citada em Apocalipse 12.1, que está vestida de sol e está com a lua debaixo dos pés e tem uma coroa de 12 estrelas na cabeça. Quem é ela e o que significam todos estes simbolismos ligados a ela? 

 O livro de Apocalipse apresenta-nos simbolismos bem profundos que exigem de nós um conhecimento bíblico amplo e profundo para os conseguirmos entender. Muitas vezes só mesmo com ajuda de um teólogo (tal com eu fiz, ao falar com 2 pessoas, que muito respeito e que considero dos mais conceituados nestas matérias).

O texto mencionado diz o seguinte: 

 “Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça” Apocalipse 12:1 (ARA).

 1Ela seria Maria? Para os católicos romanos esta mulher é Maria, principalmente pelo fato do texto mencionar em Apocalipse 12:5 o nascimento de um menino que rege as nações, que só pode ser Jesus Cristo (isto segundo os católicos romanos).

Mas Apocalipse 12:2, que cita a mulher a sofrer tormentos para dar à luz, parece entrar em choque com a doutrina católica de que Maria deu à luz sem dores.

Ela seria Israel, de onde veio o Messias? Para um bom grupo de teólogos esta mulher simboliza o Israel do Velho Testamento, de onde veio o Messias prometido.

Mesmo com todas as investidas do Dragão (Diabo), Israel permaneceu, não foram destruídos, e o plano de Deus da vinda do Salvador cumpriu-se na história.

Porém, em Apocalipse 12:17, temos a menção da descendência da mulher, o que parece indicar a continuidade do povo de Deus, daqueles que guardam o testemunho e a fé em Jesus Cristo, o que parece apontar para a igreja apostólica.

Ela seria o “Israel” que compreende todo o povo de Deus, na Antiga e na Nova Aliança. Esta visão aponta que esta mulher, simboliza a totalidade do povo do Senhor, tanto os do Velho Testamento como os do Novo Testamento!

Ela seria o “Israel” que compreende todo o povo de Deus, na Antiga e Nova Aliança. Essa visão aponta que essa mulher simboliza a totalidade do povo do Senhor, tanto os do Velho Testamento e os do Novo Testamento!

2Para seguirmos o nosso estudo, irei escolher a terceira opção, pois parece-me ser a mais alinhada com o contexto. Ou seja, a mulher simboliza o povo de Israel da antiga aliança, de onde veio o Messias, mas também aponta para o povo de Deus na Nova Aliança.

Isto porque existe apenas um povo de Deus. Todos, unidos, são a totalidade do povo de Deus em todos os tempos.

Sendo assim, passemos agora a entender as simbologias que o texto aplica a esta mulher. Vamos estudar as 3 principais, que são (Sol, Lua e coroa com 12 estrelas).

3Uma mulher vestida do sol: O sol no contexto de Apocalipse aponta para algo glorioso, esplendoroso e poderoso. Lembremo-nos que João está a ver esse sinal “no céu”. Ou seja, o povo de Deus reflete nele a glória do próprio Deus.

Ela está vestida porque a glória não lhe pertence, a glória lhe é dada a Ela pelo Senhor. A igreja gloriosa já é vista no céu, porque a sua vitória é certa e já foi determinada por Deus!

Mas o tempo final ainda não chegou. E a igreja é vista também na terra a lutar! Ela já é vencedora e já está vestida com a glória de Deus, que irá revelar-se em toda a plenitude no final dos tempos!

 “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar” Apocalipse 12:17 (ARA).

 4Uma mulher com a lua debaixo dos pés: Algo que é colocado debaixo dos pés de alguém indica a figura de domínio dessa pessoa. A igreja domina junto com o Senhor Jesus. Tudo está sob o domínio do Senhor!

“Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” Salmos 24:1 (ARA).

Jesus Cristo tem toda a autoridade no céu e na terra e é o cabeça da igreja, logo, esta autoridade também é vista na igreja do Senhor.

A lua (e os astros em geral) representam coisas grandiosas e gloriosas. Os poderes do inimigo são grandes, mas estão vencidos pela autoridade maior de Cristo e da Sua igreja. Todo o poder está nas mãos de Cristo!

5Uma mulher com uma coroa de doze estrelas na cabeça: A coroa indica realeza, indica grandeza, glória. A coroa é colocada na cabeça e a cabeça da igreja é Cristo:

“Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” Colossenses 1:18 (ARA).

Logo, Cristo reina, é o Rei dos reis e Senhor dos senhores e a Sua igreja reina junto Dele, sob o comando Dele, na direção Dele e sob a proteção Dele.

As 12 estrelas apontam para a totalidade do povo de Deus. Doze é o número das tribos de Israel doze também foram os apóstolos chamados por Cristo (antiga e nova aliança juntos).

Este número simboliza a união do povo de Deus em todas as épocas e, as estrelas são símbolos de vitória. Os vitoriosos eram coroados. Cristo é vitorioso e a Sua igreja também juntamente com Ele!

A igreja está toda debaixo da cabeça coroada de Cristo. Ela, por isso, também está coroada, glorificada!

 

Nota: O texto apresentado é; uma compilação das respostas às minhas perguntas, efetuadas a 2 teólogos, que muito respeito e admiro. E também à consulta de; Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong – Bíblia Peshita e Bíblia de Estudo Almeida (ARA)

 

Pajovi 2025

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os frutos do Espírito.

  “ Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas...