sábado, 26 de maio de 2018

VOLUNTARIADO! O QUE É?


O voluntariado é uma forma sem igual, de praticar o bem e a solidariedade, junto de uma sociedade cheia de desigualdades e imperfeições.

Uma das lições que o Senhor Jesus Cristo deixou através do Seu exemplo foi o ato de servir — e como Seu povo devemos também servir-nos uns aos outros. É o que Ele demonstra no Evangelho de Mateus, no versículo 28 do capítulo 20: “Assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”.

Ser voluntário cristão é ser um combatente discreto que partilha o seu amor pelo próximo, que não procura fama, dinheiro ou oportunidade de riquezas, apenas dá o que tem de melhor de si. O voluntário cristão age com determinação, independentemente das condições, sendo sensível e respondendo às necessidades circundantes.

Não é preciso necessariamente ser-se perito em alguma coisa para se ser voluntário. Todos podem ser voluntários, pois todas as pessoas têm capacidades, habilidades e dons. O serviço de voluntariado é para ser bem feito com zelo, se não for para ser bem feito, não vale a pena fazer.

No voluntariado, cada um contribui com o que pode, mas é preciso depois de assumir o compromisso é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre que outros, mas se cada um oferecer o melhor de si o trabalho será realizado. Alguns sabem exatamente o que querem fazer, outros estão prontos a ajudar em tudo o que for preciso. É frequente ouvirmos comentar: “Eu não me importava de ajudar também” ou “Se pudesse também me envolvia”. Quando não há vontade, também não há tempo… na verdade, quando precisamos de algo, o melhor é procurarmos quem já esteja ocupado, porque quem não tem ocupação, normalmente não tem tempo.

O voluntário cristão tem de ser a imagem de Cristo na terra. Se assim for, ele e as suas atitudes serão muitas vezes a única Bíblia que aqueles que estão a ser ajudados irão ler. O voluntário cristão é uma carta de amor de Deus para o mundo.

O voluntariado ensina-nos a ver para lá das nossas próprias vidas. Ser voluntário é fazer algo de bom por alguém que não lhe é nada, sem estar à espera de uma recompensa, um elogio ou algo troca. Contrariamente ao que se possa pensar, existem muitas pessoas hoje em dia que se dedicam ao voluntariado, que dão do seu tempo, e por vezes também alguns dos seus bens pessoais, para ajudar aqueles que são menos favorecidos na sociedade que nos rodeia e envolve.


Dentro da Igreja, fora da Igreja, ou das duas formas. O que importa é estar ativo na nobre missão de servir. E uma das formas de cumprir a missão é realizar um trabalho voluntário. 




Pajovi 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...