terça-feira, 16 de novembro de 2021

O CRISTÃO E A HONRA

 

Em 1 Pedro 2:17 (ARA) diz; “Tratai todos com Honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.”

Honra” é uma palavra que parece referir-se a épocas passadas. Parece que nos remete a tempos antigos: a honra da cavalaria, a honra dos corajosos que derramaram seu sangue pela pátria, e hoje? Será que o senso de honra está a desaparecer da sociedade? 

Segundo o “Dicionário Priberam da Língua Portuguesa” Honra é; 1º - O sentimento do dever, da dignidade e da justiça. 2º - Conjunto de ações e qualidades que fazem com que alguém seja respeitado.

Em Romanos 13:7 (ARA) diz; “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.”

Como lemos acima o conceito de honra pode estar relacionado com vários significados, tal como o sentimento de orgulho próprio (honra pessoal), ou a consideração ou admiração de alguém por nós e pelos nossos feitos. Se as honras são um sinal exterior de excelência, essa palavra também é usada para designar alguém que busca a excelência: diremos que ele é um homem de honra. Um homem de honra é aquele que possui uma convicção íntima e que vive de acordo com os princípios de excelência, que mantém a sua palavra, não vacila nos seus compromissos, coloca toda a sua energia nesses princípios e, se necessário, dá a sua vida por eles.  E quanto ao significado da Honra de todos os cristãos, no campo pessoal ou espiritual? No campo pessoal do cristão, Honra é o princípio de comportamento que deve reger todos os cristãos, baseado nos valores da bondade e do amor, como a honestidade, a dignidade, a integridade e outras características que são consideradas aos olhos de Deus e da sociedade como virtuosas e de excelência. No âmbito espiritual, a Honra é entendida principalmente como uma ação de adorar ou cultuar a uma divindade. Em 2 Pedro 1:17 (ARA) diz; “pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, Honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Por tudo isso, o cristão deve Honrar a Deus na sua postura do dia-a-dia, não só cultuando a Deus e a Cristo, mas também com a sua atitude perante a sociedade, sendo a sua palavra tão ou mais valiosa que um qualquer documento escrito e reconhecido em notário.

Em Tiago 5:12 (ARA) diz; “Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo.”

O cristão deve cultivar a sua honra, credibilidade, respeitabilidade e idoneidade perante toda a sociedade ao seu redor, no seu relacionamento no trabalho, nos negócios e na vivência do seu dia-a-dia com todos os seus semelhantes. Ao cristão não lhe basta ser sério e honrado tem de parecer também, nas suas atitudes e nas suas posturas.

 

Pajovi 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...