terça-feira, 2 de novembro de 2021

Fotografia

 

Fotografia

O que é a fotografia? Não estarei errado se disser que existem vários conceitos sobre o que é a fotografia. Eu considero a fotografia como momentos que ficam eternizados no tempo. A fotografia pode ser considerada como parte da história da pessoa ou da humanidade, independentemente do nosso estilo. Uma fotografia não é mais que a captação de luz pelo sensor nas máquinas digitais ou pelo negativo nas máquinas de rolo.

Sou aficionado por fotografia (não muito por retratos), comprei a minha primeira (boa máquina reflex) em 1971 e daí para cá nunca mais parei de fotografar. Seja com uma grande ou pequena máquina, ou mesmo com o smartphone. Tal como a fotografia tem a capacidade de guardar momentos de vida, de estados de espírito ou de momentos importantes e marcantes, também a Bíblia, tem a capacidade de nos remeter para momentos importantes da vida de um Povo, que deu origem ao maior movimento da humanidade, o CRISTIANISMO.

Ao rever fotografias antigas, não me estou a remeter ao passado ou ao saudosismo, estou sim, a recordar momentos importantes da minha vida ou de acontecimentos importantes na vida da sociedade, muitas vezes aprendendo (ao ver essas fotografias) com erros passados, para que não volte a comete-los. Também na vida do cristão o recordar alguns tempos passados, devem de servir não para viver no passado, mas sim para corrigir e acautelar o futuro. O estudo da História, seja da humanidade ou do Cristianismo, quando feito corretamente, é sempre uma experiência de humildade e aprendizagem, permite-nos entender e compreender os infortúnios daqueles que viveram antes de nós, ajuda-nos a entender as bênçãos que hoje podemos desfrutar e que nem sempre, foram desfrutadas pelos nossos irmãos e irmãs no passado.  Os filhos de DEUS não têm passado (mas têm uma história)! “Efésios 4:22 (NVI) - Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos”. Espiritualmente falando, os filhos de DEUS têm uma história. Nas mãos do nosso DEUS e PAI, o nosso passado é resolvido e a nossa história começa a ser escrita. “Lucas 1:1 (NVI)- Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos factos que se cumpriram entre nós”.

Viver no passado é parar no tempo, é estagnar e inviabilizar o futuro. Ao entender o passado, nós começamos a percecionar o futuro. Quando entendemos onde as tendências presentes nos estão a levar, podemos, portanto, reagir e evitar caminhar por caminhos que já vimos serem perigosos. Enquanto o mundo à nossa volta erra ao dizer que “o nosso melhor é o passado”, a meu ver a Igreja não deve assumir a posição de que “o passado nada vale”. Inúmeras vezes a história da Igreja é a consequência de uma ação e reação. Quando visitamos o passado, podemos ver como o erro chegou à Igreja e conseguimos ver quais os erros que estão a ser cometidos hoje e como muitos deles foram solucionados no passado. Muitos cristãos iniciam batalhas a respeito de doutrina, quando poderiam receber uma ajuda preciosa dos grandes teólogos do passado, que já combateram as mesmas coisas.

“Um Povo sem passado (História) é como uma árvore sem raízes” cai às primeiras rajadas de vento.

Pajovi  2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...