domingo, 31 de outubro de 2021

RECONSTRUÇÃO

 

RECONSTRUÇÃO 

Tal como por vezes acontecem acidentes ou fenómenos, que derrubam edifícios ou os danificam, também na vida do crente essas situações podem acontecer (coisas boas acontecem a pessoas más, tal como coisas más acontecem a pessoas boas). Durante um terramoto, como o que aconteceu recentemente no México ruíram vários edifícios. Na vida do crente, os terramotos também acontecem, morte inesperada de entes queridos, atitudes dececionantes de alguém que nos é chegado, ou de algum membro da nossa Igreja que está num lugar de destaque. O crente por vezes, deixa-se derrubar por variadas situações que acontecem ao seu redor.  Na Bíblia em 1 Coríntios 10:12 diz: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (ARA).

Tal como acontece após a queda de um edifício, em que tem de se pensar de imediato na sua reconstrução, também o crente após a sua “queda”, tem de o fazer. O reerguer do “edifício” humano é sem dúvida mais complexo que o do edifício de alvenaria, os sentimentos do homem são de uma complexidade extrema, assim a sua reconstrução, também é mais complexa. Existe uma frase que há muito me habituei a ouvir no meio evangélico que é; “O cair é do homem, o levantar é de Deus”, esta frase não está presente na Bíblia, não há nenhum versículo que contenha esta frase. No entanto há um texto, que se enquadra bem nesta frase e que encontramos no livro de Salmos 145:14 que diz;O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados” (NVI). Ao considerarmos todo o contexto do Salmo 145, este versículo significa que pela Sua grandiosa graça e misericórdia, Deus é compassivo para com os fracos e está pronto a restaurar os que erram (que caem ou desmoronam). Tal como a reconstrução de um edifício que leva o seu tempo, pois tem de se limpar todos os materiais que se desfizeram e só depois se pode reerguer o que foi destruído. Também o crente, após uma tragédia na sua vida que lhe provoca uma queda (espiritual ou anímica), necessita de “limpar” o seu interior de todas as mágoas e pensamentos negativos, que o estão a empurrar para baixo, para o negativismo e, só depois, pode começar a reconstruir a sua vida pessoal e espiritual.

O reerguer de um edifício é uma obra que requer várias fases, limpeza, consolidação da estrutura, planeamento e finalmente, o iniciar da reconstrução do reerguer aquilo que ficou destruído. Assim tem de ser com o crente. Primeiro tem de se “limpar”, tudo o que deu origem à “queda”, (tal como mágoas, recalcamentos, pensamentos negativos). Em Mateus 6:14,15 diz; “Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês; se, porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês” (NVI). Estes versículos espelham o princípio da “limpeza” que temos de fazer. Depois temos de consolidar a obra, em 1 Coríntios 15:58 diz; “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” (NVI). Depois temos de planear, pensar no vamos fazer antes de executar. Em Lucas 14:28 diz; "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” (NVI). E finalmente a reconstrução, o consolidar da nossa vida, em 1 Pedro 2:5 diz; “vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo” (NVI).

Muitos procuram a cura interior nas religiões e no misticismo. No entanto, só em Jesus encontramos a verdadeira cura interior, porque só a verdade nos liberta e Jesus é a verdade, tal como está escrito em João 14:6 que diz; “Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (NVI).


Pajovi    2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...