terça-feira, 26 de março de 2024

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

 

Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrítica a todo o instante é grande. A crítica na maior parte das vezes, é inútil, porque fere o orgulho dos outros e provoca a resistência do criticado, que procura neste caso, justificar-se. Criticar produz uma reação inevitável contra seu próprio autor. Se queremos verdadeiramente triunfar, devemos ouvir este conselho: Não critique os outros.

Aqueles que sabem viver sem criticar os outros, não provocam resistência nem reações de parte do próximo e por consequência, criam um ambiente de êxito e progresso. Por outro lado, se criticamos os outros vamos ganhar muitos inimigos. Temos de nos lembrar que os seres humanos são vasilhas de orgulho e de vaidade, e este orgulho e vaidade produzem uma reação (ressentimento, ódio, etc.) dirigidas a quem criticou. Concluímos, então, que o que critica os outros sem sombra de dúvida fracassa. Quem que quiser corrigir os outros é melhor que comece por se corrigir a si mesmo. Isto dá melhores resultados e é menos perigoso.

O nosso mundo está repleto de neuróticos. O tipo neurótico é crítico, irritável e, também intolerante. As causas da neurastenia são muitas: impaciência, cólera, egoísmo, soberbia, orgulho, etc.

Entre o espírito e o corpo existe um mediador: o sistema nervoso. Trate do seu sistema nervoso. Quando ele estiver irritado por alguma coisa que o canse, é melhor fugir disso. Trabalhe intensamente, porém com moderação; lembre-se de que o trabalho em excesso provoca fadiga. Se não levamos em conta a fadiga, se continuamos a trabalhar excessivamente, então, a fadiga é substituída por excitação. Quando a excitação se toma doentia, converte-se em neurastenia. E necessário alternar o trabalho com o descanso agradável; evitamos, assim, o perigo de cairmos na neurastenia.

Liderança:
"
 Os verdadeiros chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder”.

Todos os patrões que querem triunfar, devem cuidar-se do perigo da neurastenia.

O patrão neurastênico critica tudo e torna-se insuportável. O neurastênico aborrece a paciência e, como patrão, converte-se em carrasco dos seus empregados.

Os operários que têm de trabalhar sob as ordens de um patrão neurastênico e crítico acabam por odiar o trabalho e o patrão. Nenhum trabalhador descontente trabalha com prazer. Muitas vezes as empresas fracassam porque os operários não trabalham eficientemente quando estão descontentes.

O neurastênico, como operário ou empregado de escritório, torna-se rebelde e acaba por ser despedido. Todo o trabalhador neurastênico procura a ocasião de criticar o patrão. Todos os patrões têm orgulho e vaidade e, é claro, que se sentem ofendidos quando os seus empregados o criticam. O trabalhador que passa todo o tempo a criticar o patrão acaba por perder o emprego.

Trate do seu sistema nervoso. Trabalhe com moderação. Divirta-se salutarmente. Não critique ninguém. Procure ver o melhor em todos os seres humanos.

 

 

꙳ “A mudança é inevitável. Só existe uma coisa a respeito da qual podemos ter certeza e essa coisa é a mudança. Negar as mudanças é negar a única realidade. As atitudes mudam, os sentimentos mudam, os desejos mudam e, particularmente, o amor muda. Não há como parar isso, como segura-lo; só se pode acompanhá-lo

꙳ Leo Buscaglia

 

Como controlar a raiva e a ansiedade:

Respire fundo.

Reveja seu ponto de vista.

Expresse sua frustração.

Controle a raiva com o humor.

Tire um tempo para si.

 

Pajovi 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...