segunda-feira, 2 de outubro de 2023

PRAIAS DOS ÚLTIMOS 80 KM DA COSTA VICENTINA ENTRE A ZONA DE ALJEZUR E SAGRES

 

Praia da Pedra Agulha tem uma base composta por um cordão muito extenso de seixos rolados. A Norte, é delimitada por um promontório muito alto. A pouco mais de 300 metros da costa, está a pedra responsável pelo nome desta praia remota e desconhecida por muitos. Tem um acesso difícil por caminho de terra batida. Sem apoios de praia.

 

A Praia de Vale Figueira é uma praia do Concelho de Aljezur. Fica a 15 km a sudoeste da vila de Aljezur. Tem um acesso difícil por caminho de terra batida. Sem apoios de praia.

 


A Praia de Vale Figueiras está situada na zona das Alfambras (zona de povoamento disperso a meio caminho entre Aljezur e a Carrapateira), o acesso à Praia de Vale Figueira faz-se por troços de estrada de alcatrão e de terra batida ao longo de cerca de 5 km. Ainda pouco explorada pela presença humana, é de uma beleza ímpar, ideal para os amantes da natureza em estado puro. Sem apoios de praia.

 

A Praia da Bordeira fica localizada junto a duas aldeias, Bordeira e Carrapateira, no município de Aljezur. Na Bordeira, o negro do xisto interrompe-se para dar lugar a uma arriba de natureza calcária, de cores claras e quentes. Na praia, os extensos campos dunares avançam pelo interior até à povoação da Carrapateira 

 

A Praia do Amado é uma praia situada junto da localidade da Carrapateira, freguesia da Bordeira no município de Aljezur, é uma praia ampla que se estende ao longo de 3 vales. É famosa pelas suas ondas, muito cobiçadas pelos surfistas. Praia vigiada na época balnear. 

 

A Praia Plaza Murração (Praia da Murração) é uma praia quase secreta, uma autêntica preciosidade, com um acesso muito difícil, é muito complicado encontrá-la (mesmo com GPS). Encontra-se a sul da Praia do Amado. Sem apoios de praia.

 

A Praia da Barriga é a praia mais a norte de uma sucessão de três numa zona remota e selvagem da Costa Vicentina (as outras duas são as praias do Castelejo e da Cordoama). Quando o acesso não é possível através das praias vizinhas (na maré alta), é necessário ir de carro por uma estrada de terra batida. Por esta razão, é pouco visitada, mas é um destino maravilhoso para quem gosta de praias tranquilas e fora das rotas turísticas. Tem um acesso difícil por caminho de terra batida. Sem apoios de praia.

 

A Praia da Cordoama, freguesia de Vila do Bispo e Raposeira, ao norte do Cabo de São Vicente, a nordeste da Praia do Castelejo e a sudoeste da Praia da Barriga. Possui acesso de carro por estrada alcatroada e dois parques de estacionamento. Praia com um areal a perder de vista. Ladeada por arribas altíssimas com mais de 100 mt de altura. Tem restaurante, wc, apoio balnear e recreativo. Praia vigiada na época balnear. 

 

A Praia do Castelejo é uma praia de admiráveis contrastes, fica no prolongamento da praia da Cordoama e é envolvida por formações rochosas de xisto negro e arribas altas. Tem um areal comprido e de areia muito fina, há zonas de seixos e rochas que seguem até ao mar. As águas são agitadas, os banhos devem ser acautelados. Na ponta norte emerge a Pedra da Lage, zona farta em marisco. Praia vigiada na época balnear. 

 

A Praia da Águia é uma pequena praia (mesmo diminuta), que fica submersa nas marés vivas. Raramente frequentada, com acessos extremamente difíceis. Sem apoios de praia.

 

A Praia da ponta Ruiva é uma praia isolada com uma baía de cerca de 500 mt ladeada por altas arribas. Acessos por estrada rural de terra batida. O acesso à praia é feito por um trilho na encosta com acesso difícil. Praia muito sossegada. Sem apoios de praia.

 

A Praia das Eiras é uma pequena praia dotada de águas cristalinas e areia dourada. Acessos difíceis. Praia muito sossegada. Sem apoios de praia.

 

A Praia do Telheiro, é a última praia a ocidente antes do cabo de S. Vicente e surpreende pela beleza e diversidade de formações rochosas. Está relativamente abrigada da nortada fria. Esta é uma praia tranquila devido ao acesso que se faz por um trilho íngreme, percorrendo as bancadas calcárias da arriba até ao areal. Acessos extremamente difíceis. Sem apoios de praia.

 

A Praia do Beliche, é uma praia de mar com vigilância balnear na freguesia de Sagres, nas proximidades do Cabo de São Vicente e da praia do Tonel. É constituída por um areal, situada no fundo de uma pequena baía escavada na falésia, sendo muito procurada pelos surfistas. Praia acessível através de escadarias íngremes em penhascos altos repletos de pequenas grutas.

 

A Praia do Tonel, a Praia do Tonel é, curiosamente, pouco conhecida. É uma praia quase deserta e frequentada principalmente por surfistas. Estende-se por cerca de 400 metros e, mesmo com a vista da fortaleza a nascente e do Forte do Beliche a poente, transmite a sensação de se estar longe de tudo. É muito tranquila. É uma praia muito limpa e certificada com Bandeira Azul. Tem vigilância de nadadores-salvadores na época balnear.



















































A Praia da Mareta, é a praia mais central de Sagres é também a maior da vila, estendendo-se por mais de 700 metros. É a praia mais a sudoeste do Algarve e vale a pena conhecê-la depois de uma visita à Fortaleza de Sagres, a oeste. Está rodeada por falésias, por isso, em comparação com outras praias da vila, tem um mar relativamente calmo. Por esta razão, e pela localização, atrai famílias com crianças, mas nunca fica lotada, mesmo no verão. É a praia mais concorrida de Sagres, mas fora da época balnear costuma estar deserta. O lado nascente é sempre o mais tranquilo. Equipamentos de apoio, restaurantes, wc, apoios balneares e recreativos e vigilância na época balnear. 

 

Resumindo: Para percorrer estes (na verdade) 86 Km, muitos dos quais em terra batida (não aconselhável a quem tem medo de andar entre arbustos a roçar o carro e penhascos sem proteções), com pedras soltas e grandes buracos, demorámos 2 dias, começando pelas 9 hr da manhã e terminando pelas 6 hr da tarde. Percorremos a pé por caminhos de terra batida e areia solta, um total de 19 Km nos 2 dias.

Bons percursos.

Pajovi 2023


Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...