domingo, 7 de novembro de 2021

O QUE É “TER FÉ”?

 

O QUE É “TER FÉ”

Fé, é uma das muitas capacidades do ser humano, e que pode ser encontrada em diversos contextos, onde a grande questão não é “ter fé”, mas sim, “ter fé em quê”. Em Hebreus 11:1-3 (NAA) diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis.”

Qual é o significado da palavra fé segundo o dicionário?

 é uma palavra que significa; confiançacrençacredibilidade. A fé é o sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

A palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar. E também no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade.

Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Nalgumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de que algo vai mudar de forma positiva, para melhor.

Fé será, portanto, acreditarmos plenamente em algo positivo, antes de acontecer.

Quando recebemos Cristo como Salvador, Deus põe em nós uma fé centrada na pessoa de Jesus Cristo. Não se trata de ter uma confiança cega ou sem fundamento. É a confiança plena na Palavra de Deus pois ela é inteiramente verdadeira e infalível. É o reconhecimento da obra de Cristo, do seu poder e do seu ensino para nossa vida. É o Espírito Santo que opera a fé, e convém dizer que: Ele só habita no coração daqueles que abandonaram definitivamente o estilo de vida mundano para seguirem a Cristo. Em João 14:17 (NAA) diz: “é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês.

São muitos os exemplos bíblicos de pessoas com verdadeira fé em Deus. Porém, quase nenhumas delas viveu sem passar por circunstâncias difíceis. A galeria dos heróis da fé em Hebreus 11, bem poderia ser chamada de galeria dos que “aprenderam a viver felizes em toda e qualquer situação.” Em Filipenses 4:11 (NAA) diz: “Digo isto, não porque esteja necessitado, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.”

O apóstolo Pedro aconselha-nos a não estranharmos “o fogo ardente... Destinado a pôr-nos à prova. Em 1 Pedro 4:12-14 (NAA) diz: “Amados, não estranhem o fogo que surge no meio de vocês, destinado a pô-los à prova, como se alguma coisa extraordinária estivesse acontecendo. Pelo contrário, alegrem-se na medida em que são coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vocês se alegrem, exultando. Se são insultados por causa do nome de Cristo, vocês são bem-aventurados, porque o Espírito da glória, que é o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.”


Pajovi  2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...