quarta-feira, 13 de junho de 2018

O Que é doutrina Bíblica?


Doutrina é o conjunto de verdades reveladas por Deus nas escrituras e transmitidas ao longo da história e que fundamentam a Verdade de Deus. Em algumas passagens bíblicas podemos encontrar as principais características da doutrina cristã. No que se refere à doutrina cristã ela é um dos pontos fundamentais da nossa fé e prática ensinada por Cristo e pelos Apóstolos. No antigo testamento, nos livros de Deuteronómio 32:2 e Provérbios 4:2 e 9:9, o termo “leqach” é usado pelos autores e tem como principais significados ensino e ensinamento. Para que um ministério possa dizer-se cristão deve seguir os princípios básicos ensinados por Jesus Cristo. Em algumas passagens bíblicas podemos encontrar as principais características da doutrina cristã.
§  Em 1 Timóteo 4:6 podemos ler que o ministro deve ser criado na fé e na doutrina. Aliás, o quarto capítulo de Timóteo é um ótimo trecho para quem deseja fugir das falsas doutrinas.
§  Em João 7 podemos ler mais dois pontos importantes da doutrina ensinada por Jesus. Nos versículos 16 e 17 está escrito que a doutrina de Cristo tem poder para expulsar os espíritos malignos, uma vez que é vinda de Deus; e que pode ser provada como verdadeira.
§  Ao ler Atos 2:42 podemos entender que o cristão deve perseverar na doutrina ensinada pelos apóstolos, referindo-se, principalmente, à comunhão dos irmãos, fraternidade.
 Portanto ignorar ou desprezar as doutrinas bíblicas significa desprezar as verdades de Deus e da sua revelação. A doutrina Cristã deve ser seguida sem medo, não por obrigação mas de coração e boa vontade. O jugo de Deus é leve. Em Romanos 6 podemos ler um trecho interessante, entre os versículos 14 e 18, que fala da importância de seguirmos a doutrina cristã de coração.
Muito do que foi dito anteriormente poderia facilmente ser amenizado ou até mesmo evitado, se ao contrário de investirmos em ”novidades” que muitas vezes vêm do pensamento secular extra bíblico, concentrássemos as nossas forças em ensinar doutrina isso seria bastante mais proveitoso. Uma compreensão adequada deste tema, certamente levaria a igreja a uma aproximação mais consistente da fé, proporcionando uma espiritualidade muito mais efetiva e real, já que é impossível entender e viver espiritualmente, negligenciando as doutrinas que as fundamentam, como: a doutrina de Deus, do filho e do Espírito Santo, da Graça, etc…
Quanto aos falsos ensinos que têm proliferado em algumas “igrejas”, nem é preciso dizer que este é sem sombra de dúvida um dos sintomas da falta da doutrina bíblica, que caso fosse nossa a prioridade, não teríamos chegado ao estado em que estamos. Onde, parte dos nossos crentes nem sequer sabe fazer a distinção entre o verdadeiro evangelho e as falácias da teologia da prosperidade e do “neo-pentecostalismo”.
Um compromisso maior da igreja com a doutrina certamente elucidaria este fenômeno absurdo entre o povo de Deus e levaria a igreja a dias melhores espiritualmente e influenciaria nas decisões noutras áreas tão negligenciadas nesses últimos dias.
As Doutrinas Bíblicas são exatamente o que nos faria separar deste secretismo religioso que invadiu algumas “igrejas”, tornando em muitos casos, quase impossível diferenciarmos uma igreja da outra. Só ela e nada mais que ela (a doutrina), é capaz de expor esses falsos ensinos que contribuem para a descaracterização e desconstrução da nossa identidade cristã. Só a doutrina nos pode trazer clareza sobre os propósitos de Deus para connosco como Corpo de Cristo e Instituição modeladora da sociedade.
A Doutrina leva-nos a uma compreensão muito mais clara sobre Cristo e a sua Missão e consequentemente nos aproxima de Deus com mais entendimento e beneficiando nós da sua graça de uma forma mais plena.
Sem um reconhecimento da Importância da Doutrina Bíblica para a igreja, não é possível cumprir razoavelmente a nossa missão neste mundo, já que a meu ver, é ela que fundamenta as nossas ações e visão das coisas.
Por fim, podemos entender que a verdadeira doutrina cristã nos leva à perfeição em Cristo, como nos orienta Hebreus 6:1 e deve ser incorruptível, levada com seriedade e sinceridade, como nos ensina o trecho de Tito 2:7. Aliás, o capítulo dois de Tito é outro trecho indispensável de estudo pelos líderes da igreja.
Portanto, o ensino das doutrinas bíblicas feito sistematicamente à igreja actual é, a única maneira de nos livrarmos da apostasia e da apatia que tanto nos cerca.

Pajovi 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...