domingo, 16 de outubro de 2022

Fazer um compromisso com Deus?

 

Um compromisso com Deus deve ser feito apenas por devoção ou gratidão a Deus. Não serve como uma forma de negociar com Deus. Antes de assumir um compromisso com Deus, analise bem quais as suas intenções.

Na prática, assumir um compromisso com Deus é a mesma coisa que fazer uma promessa. Quem assume um compromisso, está -se a comprometer a fazer alguma coisa. A Bíblia avisa de que isto não é brincadeira. Eclesiastes 5:4-5 (ARA)Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras.”

Qual é o propósito do compromisso?

Esta é a primeira pergunta que devemos fazer: por que quero fazer este compromisso com Deus?

Poderá fazer um compromisso para se dedicar mais a Deus, ou às coisas de Deus. O tempo do compromisso servirá então para se aproximar mais de Deus e aprofundar o seu relacionamento com Ele. Um compromisso destes também pode ajudar a ouvir melhor a voz de Deus. Um exemplo é o compromisso de fazer jejum.

Outro tipo de compromisso que pode fazer é por gratidão. Algumas pessoas fazem um compromisso com Deus para agradecer por alguma coisa que Ele fez. Isso é uma forma de dar glória a Deus pela Sua bondade. Salmos 116:17-19 (ARA) “Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo,
nos átrios da Casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!”

Mas um compromisso com Deus não serve como negócio. Deus não nos dá bênçãos porque lhe prometemos dar alguma coisa em troca. Não se pode comprar as bênçãos de Deus. Deus dá de graça, como Ele quer e quando quer. Ele não tem nenhuma obrigação de nos dar nada quando fazemos um compromisso com Ele. Se fizer um compromisso com Deus, deve ser por amor e dedicação para com Ele, não como troca comercial.

Como fazer um compromisso com Deus.

Depois de analisar por que razão quer fazer um compromisso, precisa de pensar no que vai fazer. Esta é algo com que precisa de tomar muito cuidado. Deus não quer que ninguém se magoe ou que faça mal a outra pessoa.

Analise a sua situação e decida se a sua ideia é possível e segura. Não prometa fazer nada que está fora do seu alcance, como dar mais dinheiro do que tem, ou fazer um jejum mais prolongado do que o seu corpo aguenta. Faça um compromisso que saiba que consegue cumprir.

Decida como vai fazer o seu compromisso com Deus e cumpra! Mas, se descobrir que o seu compromisso não é bom, ou se sentir de Deus que não deve continuar, pare. Não faça nada que o prejudique.

Fiz um compromisso com Deus que não consigo cumprir. O que faço?

Peça perdão a Deus por ter feito um compromisso insensato. Deus perdoa a quem se arrepende. 1 João 1:9 (ARA) “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Ele não o vai obrigar a fazer aquilo que não consegue. Mas isso não significa que possa fazer continuamente compromissos com Deus, de maneira irresponsável. Da próxima vez, pense melhor sobre o compromisso antes de se comprometer.

Pajovi  2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...