quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Natal o que é ou o que significa?

 

O que significa a palavra Natal? Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, Natal é: 1. Relativo a nascimento. - 2. Relativo ao país ou ao local em que algo ou alguém nasceu.

Árvore de Natal montada e com muitos presentes ao redor, uma mesa cheia de comida, Família reunida, estes são os protagonistas quando o tema é o Natal. Mas será que este é o verdadeiro significado do Natal? 

Quando chega o mês de dezembro chega com ele a expectativa para o Natal. Resumindo, muitos passam os meses impacientemente a querer que esta data chegue, por tudo o que ela envolve, presentes debaixo da árvore, luzes a piscar nas janelas, postais de natal, jantares com a família e os amigos, meias penduradas nas portas e muito mais. 

No entanto, para o meio evangélico, o Natal é muito mais do que uma simples data comercial. O Natal é a data (simbólica) em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo.

Além disso, também é tempo de renovação, de alegria e de estar em comunhão com a família, comemorando o nascimento de um homem (Jesus) que mudou a vida de todos nós. Isto já tinha sido profetizado pelo profeta Isaías, (Isaías foi profeta em Jerusalém, de acordo com os textos bíblicos, Isaías viveu no reino de Judá entre os séculos VIII e VII a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias.) Isaías 9:6 (ARA) – Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” 

Deus enviou o seu filho Jesus ao mundo. 

Natal tal como lemos, significa nascimento. O verdadeiro significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo, que veio à terra para nos dar a salvação eterna. Ao se tornar um homem, Deus mostrou que se preocupa connosco nos mais pequenos detalhes. O sacrifício de Jesus na cruz e a sua ressurreição, não teriam sido possíveis se ele não tivesse nascido como um homem.

A história do nascimento de Jesus é relatada na Bíblia Sagrada nos evangelhos de Mateus e Lucas. Mateus 1: 21- 23 (ARA) – “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus connosco).” Lucas 1:30-32 (ARA) – “Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai;”

 Este foi um acontecimento de extrema importância para a humanidade, porque marcou o início da nossa salvação, cumprindo assim, várias profecias do Antigo Testamento sobre o nascimento do Salvador do mundo e a sua vitória sobre satanás. 

Apesar disso, não está comprovado que Jesus tenha nascido no dia 25 de dezembro. Na realidade, não se sabe ao certo a data do Seu nascimento. Resumindo, o dia 25 de dezembro é apenas uma data escolhida para lembrar este acontecimento importante todos os anos. 

Resumidamente, Natal é alegria, é comunhão, é esperança, é ter Jesus no nosso coração. Para lá de todas as iguarias, festas em família e presentes, este dia só faz sentido, quando celebramos tendo Jesus Cristo no nosso coração como Senhor e Salvador. 

Pajovi  2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...