segunda-feira, 19 de junho de 2023

A Estrada Nacional 4

 

A EN 4 atravessa todo o Alentejo Central, tem o seu início no Montijo no final da EN 5 (na chamada via circular externa) e o seu términus junto à fronteira do Caia. 

O projeto inicial desta estrada, incluía uma ponte sobre o Rio Tejo, para ligar diretamente Lisboa ao Alentejo e à fronteira do Caia em Elvas. Essa ponte nunca foi construída e a estrada começa em terra no Km 12 no Montijo.

Saindo do Montijo passamos por: Pegões – Vendas Novas – Montemor-o-Novo – Arraiolos – Estremoz – Borba – Terrugem – Elvas, fim da viagem, num total de 188 Km.

Locais a visitar:

Montijo; A história do Montijo está intimamente ligada ao Tejo, destacando-se pela sua paisagem natural. Mas o Montijo tem também um vasto património edificado e cultural, com particular destaque para a sua Frente Ribeirinha. O Moinho do Cais de Aldeia Galega/Montijo é um dos vários moinhos de maré que vale a pena visitar na Margem Sul do Tejo. É um dos ex-libris do concelho e as referências documentadas apontam as suas origens para o séc. XVII. No entanto, a cruz da Ordem de Santiago, visível na fachada exterior, denota uma existência anterior.

Vendas Novas; Palácio Real de Vendas Novas, conhecido por Palácio das Passagens, (Regimento de Artilharia n5). Claro não podemos passar por aqui sem ir comer uma bifana.

Montemor-o-Novo; comece pelo ex-libris de Montemor, o seu ancestral castelo (ruínas do castelo). Chafariz de Nossa Senhora da Conceição. Museu de Arqueologia de Montemor-o-Novo, outrora Convento de São Domingos.

Arraiolos; Centro interpretativo do tapete de Arraiolos, o Castelo que difere dos demais do Alentejo, pelo seu formato circular.

Estremoz; Castelo de Estremoz e cidade velha. A entrada da cidade velha de Estremoz é feita por uma das quatro portas de mármore da muralha: Porta de Santo Antônio, Porta de Santa Catarina, Porta dos Currais e Porta de Évora.

As portas medievais de mármore são do século XVII, feitas com o mármore de Estremoz e já dão uma preliminar das obras de arte da cidade.

Borba; Em Borba destaco, a fonte das Bicas e as Muralhas Medievais.

Elvas; Centro histórico, muralhas islâmicas, medievais e seiscentistas, os fortes de Santa Luzia e da Graça, 3 fortins e o Aqueduto da Amoreira constituem a maior fortificação abaluartada do mundo. É só perder-se pelas ruas, e encontrará muito património religioso e arquitetónico, entre fontes, chafarizes, arcos e pelourinhos.

 

Pajovi 2023






Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...