Com o pensamento focado nos acontecimentos que estão a decorrer no Médio
Oriente, esta reflecção Bíblica faz todo o sentido para mim.
Gogue e
Magogue descrito em Ezequiel 38 e 39.
Historicamente
falando, Magogue era neto de Noé (Gênesis 10:2). Os
descendentes de Magogue estabeleceram-se no extremo norte de Israel,
provavelmente na Europa e no norte da Ásia (Ezequiel
38:2).
Magogue parece ser usado para se referir a "bárbaros do Norte" em
geral, mas provavelmente também tem uma ligação com Magogue, a pessoa. O povo
de Magogue é descrito como guerreiro habilidoso (Ezequiel 38:15; 39:3-9).
Gogue e Magogue
aparecem em Ezequiel 38–39 e Apocalipse 20:7–8. Embora essas
duas passagens usem os mesmos nomes, um estudo minucioso das Escrituras
demonstra claramente que não se referem às mesmas pessoas e eventos. Os eventos
estão separados por pelo menos 1.000 anos. Na profecia de Ezequiel, Gogue será
o líder de um grande exército que atacará a terra de Israel, cujas pessoas
estarão “em repouso, que vivem seguros” na época (Ezequiel 38:11). Gogue é descrito como “da terra de Magogue,
príncipe de Rôs, de Meseque e Tubal” (Ezequiel
38:2–3). Quando ocorrerá a batalha de Gogue e Magogue descrita no
livro de Ezequiel? Existem algumas teorias:
• Antes
da tribulação começar. Essa visão aponta para o fato de que, após a
batalha, o povo de Israel estará queimando as armas do inimigo por sete anos e
passará mais de sete meses enterrando os mortos (Ezequiel 39:9-10, 12-16). Esse período
de tempo provavelmente requer que a batalha seja travada antes da tribulação e
possivelmente até antes do arrebatamento da igreja.
• Durante
a primeira parte da tribulação de sete anos. Essa visão depende do
fato de que Israel está em paz quando o ataque começa (Ezequiel 38:8, 11). A segurança de que Israel desfruta é
considerada o resultado da aliança de Israel com o Anticristo no início da
tribulação, a 70ª Semana de Daniel (Daniel 9:27a).
Segundo
Ezequiel, Magogue não vencerá. Deus intervirá para preservar Israel. “...
naquele dia, será fortemente sacudida a terra de Israel” (Ezequiel 38:19), “Chamarei contra Gogue a espada em todos os
meus montes” (versículo 21), e Deus contenderá “com ele por meio da peste e do
sangue; chuva inundante, grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre farei cair
sobre ele, sobre as suas tropas e sobre os muitos povos que estiverem com ele”
(versículo 22). O resultado é que as nações verão a grandeza e santidade de
Deus (versículo 23).
Gogue e Magogue são mencionados novamente em Apocalipse 20:7-8. O uso duplicado dos nomes Gogue e Magogue em Apocalipse 20:8-9 é para mostrar que essas pessoas demonstram a
mesma rebelião contra Deus e antagonismo contra Deus como aqueles em Ezequiel
38-39. É semelhante a alguém hoje chamando uma pessoa de "o diabo"
porque ela é pecadora e má. Sabemos que essa pessoa não é realmente Satanás,
mas por compartilhar características semelhantes, ela pode ser chamada de
"o diabo".
O livro de
Apocalipse usa a profecia de Ezequiel sobre Magogue para retratar um ataque
final do fim dos tempos à nação de Israel (Apocalipse
20:8-9). O resultado desta batalha é que todos são destruídos, e
Satanás encontrará o seu lugar final no lago de fogo (Apocalipse 20:10).
É importante reconhecer que Gogue e Magogue de
Ezequiel 38-39 é bem diferente daquele em Apocalipse 20:7-8. Abaixo estão algumas das razões mais óbvias
pelas quais essas passagens se referem a diferentes pessoas e batalhas.
1. Na
batalha de Ezequiel 38-39, os exércitos
vêm principalmente do Norte e envolvem apenas algumas nações da terra (Ezequiel
38:6, 15; 39:2). A batalha em Apocalipse
20:7-9
envolverá todas as nações, então exércitos virão de todas as direções, não
apenas do Norte.
2. Não
há menção a Satanás no contexto de Ezequiel 38-39. Em Apocalipse 20:7 o contexto claramente coloca a batalha no
final do milênio com Satanás como o personagem principal.
3. Ezequiel
39:11–12 declara que os mortos serão enterrados por sete meses. Não
haveria necessidade de enterrar os mortos se a batalha em Ezequiel 38-39 fosse a descrita em Apocalipse 20:8-9, pois imediatamente após Apocalipse 20:8-9 é o julgamento do Grande Trono Branco
(20:11-15), depois do qual o céu e a terra atuais são destruídos e substituídos
por um novo céu e terra (Apocalipse
21:1).
Obviamente haverá uma necessidade de enterrar os mortos se a batalha ocorrer
antes ou no início da tribulação, pois a terra de Israel será ocupada por mais
1.000 anos, a duração do reino milenar (Apocalipse
20:4-6).
4. A
batalha em Ezequiel 38-39 é usada por
Deus para trazer Israel de volta a Ele (Ezequiel
39:21-29). Em Apocalipse 20, Israel tem
sido fiel a Deus por 1.000 anos (o reino milenar). Os rebeldes em Apocalipse 20:7-10 são destruídos sem mais oportunidade de
arrependimento.
Extraído de: https://www.gotquestions.org/Portugues
Pajovi 2024
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