domingo, 5 de fevereiro de 2012

MEIO AMBIENTE E GLOBALIZAÇÃO - PARTE 1

Numa altura em que tanto se fala de “Globalização”, seria de esperar que existisse mais interesse mundial pelas energias alternativas, como uma das medidas, para combater o aquecimento global. Acontece porem, que os países “mais desenvolvidos”, são os que menos estão a investir nesta matéria.
O que é a “Globalização”? Chama-se globalização, ou mundialização, ao crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está a ficar “menor” e que todos se conhecem (assistem a programas semelhantes na televisão, ficam a saber no mesmo dia, o que acontece no mundo inteiro etc…).
No campo da degradação do meio ambiente, lembrando-me dos acordos existentes como: Protocolo de Montreal e Protocolo de Quioto, leva-me a pensar, porque será, que apesar de todos os acordos existentes, as Industrias, dos países altamente industrializados, continuam a matar o planeta?
      Vejamos o acordo de Quioto considerado o mais importante:
Foi feito no ano de 1997, na cidade japonesa de Quioto, e foi a quarta Conferência da Convenção Mundial do Clima, teve como objectivo, estabelecer metas, acerca da redução nas emissões de gases poluentes.
Nessa conferência, foi constituído o Protocolo de Quioto para selar o compromisso dos países, em reduzir as suas emissões de gases poluentes.
No contexto do aquecimento global é preciso contar com a participação de todos os países, em especial daqueles, que mais contribuem para emissão de gases e que muitas vezes, não aderem às metas propostas de redução.
Os Estados Unidos são um dos países que mais emite gases poluentes, cerca de 25% do total expelido no mundo, apesar disso não se comprometeu com as metas de redução do Protocolo de Quioto. Segundo os líderes norte-americanos, o país não aderiu, pois tal decisão embargaria o crescimento económico do país.
Esta decisão, só vem confirmar a minha opinião, de que as chamadas “grandes nações” não se preocupam em absoluto com o futuro do Planeta, mas sim com a afirmação presente de que são poderosos e ricos nos dias de hoje! E amanhã? Como será?

CONTINUA

Pajovi          QUELUZ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...