domingo, 4 de março de 2012

A conservação do nosso património

Muitos dos monumentos Portugueses, encontram-se em muito mau estado de conservação.             
         O exemplo que vou dar, é apenas um dos muitos exemplos da má conservação, do nosso património cultural, refiro-me ao convento de Tarouca no distrito de Lamego.
O convento situa-se na encosta da serra de Leomil, na freguesia de São João de Tarouca. É um templo edificado do século XII de arquitectura gótica, maneirista e barroca, foi mosteiro masculino da Ordem de Cister.
Todo o interior é em talha de ouro, mas muito mal conservado. Existem mesmo alguns pontos que não podem ser visitados.
É um dever do Estado conservar o património existente.
Na minha maneira de ver, Património cultural é o nosso reflexo enquanto pessoas, são pedaços da nossa identidade, é a trajectória de um povo enquanto Nação. Património tem a ver com pessoas, gente viva. Património é tudo o que nos cerca, é a paisagem que avistamos no infinito, é a pequena casa na aldeia mais recôndita, é a capelinha solitária no alto do monte, é a catedral da grande cidade, são as histórias contadas ao serão e que passam de geração em geração. Esta é a minha definição de Património.
            É nossa obrigação, enquanto cidadãos responsáveis, preservar este legado que nos foi deixado pelos nossos ancestrais. Nos monumentos que visitamos, nunca devemos deixar “a nossa pegada”, nunca devemos deixar lixo, beatas de cigarro ou pastilhas elásticas, não devemos fotografar onde é proibido, e se encontrarmos alguém que contrarie estes ideais, é nosso dever alertar, para o que estão a fazer de errado.
            Devemos divulgar a nossa cultura, os nossos monumentos e a nossa história pelos meios ao nosso alcance, seja nas redes sociais da internet, ou de viva voz ao nosso amigo, vizinho ou conhecido. Só assim se manterá vivo o nosso Património. Do mesmo modo penso, em relação ao chamado património da Humanidade ou património Mundial. Sejam eles a Floresta tropical de Atsinanana em Madagáscar, ou a Floresta Laurissilva na Madeira, ou o Convento de Cristo em Tomar.  
O Castelo de Óbidos é um exemplo de um património bem cuidado e conservado. São notória a limpeza, conservação das muralhas e habitações no interior do castelo, arruamentos e acessos.
            Visitem o nosso património, vale a pena conhecer o que é nosso.


Pajovi           Queluz


Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...