quinta-feira, 3 de maio de 2012

O QUE É A HISTÓRIA?


História é a ciência que estuda a vida humana através dos tempos. Historiador é a pessoa que interpreta os factos históricos ou experiências humanas, com ajuda dos registos dos povos, deixados de geração em geração. A história divide-se em curta, média e longa duração. Curta duração é a história que se está a passar de imediato. Média duração refere-se aos factos do nosso tempo. Longa duração é a história que ocorreu há muito tempo atrás (exemplo “a Pré-História”).
História é ciência do passado e do presente, um e outro, inseparáveis.”
O passado realmente aconteceu, mas a história é apenas o que alguém escreveu. Conhecer a História faz-nos ter a sensação de que pertencemos a um grupo social que existe ao longo dos tempos, desde bem antes do nosso nascimento até muito depois da nossa morte.
A História é feita de muitas partes, mas também é única. Somos parte de um mesmo processo que percorre o mundo e nos liga ao planeta. Perder o sentido da mudança é o perder da vida e das oportunidades que ela nos dá todos os dias, para transformá-la.
Aquele que não se pode recordar do passado, está condenado a repeti-lo. O passado é uma lição para se meditar, não para se reproduzir. A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente. Para predizer o que vai acontecer, é preciso saber o que ocorreu antes. Se não conhecermos a História, nada conhecemos, somos apenas uma folha que não sabe que é parte de uma árvore.
Um historiador é alguém que tem como objectivo, analisar a memória e a Identidade que são conceitos primordiais ao estudo da História e demonstra a actualidade e a pertinência do estudo da História. Ele inicia esse capítulo, trazendo à tona a questão actualíssima da Globalização e destaca a História como uma ferramenta, que pode ajudar-nos a entender esse fenómeno, em níveis locais e nacionais. Questões de grande importância são indicadas para nossa própria reflexão e que podem ser questões que permeiem a nossa prática pedagógica e de cidadania.
O que representam as identidades nacionais, colectivas e étnicas? A ciência da História pode ser uma ferramenta, que poderá proporcionar questões para a busca da compreensão da sociedade actual, revisitando o passado e as suas fontes de estudo. A busca pela identidade e pela memória, não são ferramentas de exclusão, mas sim de busca pelo entendimento do “outro”, da cultura diversa e sua compreensão, na busca de um convívio mais harmónico entre todos.


Pajovi      QUELUZ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...