sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sonhando os sonhos de Deus


Em Génesis 37: 1-11 nós temos uma bela história bíblica, o bom seria se todos nós a pudéssemos aplicar nas nossas vidas. Encontramos nessa Palavra experiências de relacionamento familiar, relações pessoais, essa Palavra também fala de futuro, de escolha, fala de sonhos.

          José era um sonhador que começou a sonhar os sonhos de Deus na sua vida. Assim como aconteceu com José, Deus sempre tem algo para nós, uma coisa é certa, você nunca será menos do que os seus sonhos, você é exactamente do tamanho dos seus sonhos.

          Quando você serve um Deus grande, Ele faz coisas grandes em si e na sua vida. Os homens que se deixam usar por Deus chegaram lá, além de José, com certeza existem muitos sonhadores. Cada pessoa deve sonhar, é tempo de olharmos para que os sonhos de Deus, não tenham limites para sonhar, todos os sonhos em Deus são possíveis de serem realizados, cada um deles no seu próprio tempo sem excepção.

         José ousou em sonhar; Muito jovem foi vendido pelos seus irmãos como escravo para o Egipto, para um país estrangeiro, de língua diferente, costumes diferentes, tudo diferente, longe da sua família, porém José não deixou de sonhar. O diabo sempre irá tentar roubar os nossos sonhos, colocar empecilhos e entraves, um qualquer tipo de fracasso, de decepção para que nossos sonhos não se realizem, quem sonha sempre irá encontrar resistência nas pessoas ao seu redor, nos lugares ou no tempo.

         Primeiro - As Pessoas: “Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais.” Génesis 37: 5, o ódio dos seus irmãos era porque o pai o amava, quando você é amado, você recebe ódio de graça, muita gente começa a se incomodar com você, com a sua maneira de ser, com o seu jeito de se vestir. “Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai no entanto, considerava o caso consigo mesmo.” Génesis 37: 11, quando você tem sonhos, os que não têm, começam a ter inveja de si.

        Segundo - Lugares: foi no local de trabalho que o diabo tentou destruir o sonho de José, foi na casa de Putifar, lugar onde José continuou a enfrentar todo o tipo de lutas e adversidades. José foi parar na prisão, por falsa acusação, por não ceder aos desejos da mulher de Putifar, mesmo depois de trabalhar, trabalhar, trabalhar. Enquanto José trabalhava para Putifar, Putifar prosperou, e isso é uma das razões que levam muitas pessoas a deixarem de sonhar, porque elas trabalham e as outras pessoas é que prosperam.                                   
                                                        
             Terceiro - Tempo: o tempo é um plantar muito importante para que o sonhador colha os frutos de seus sonhos. Em Génesis 39: 20-23 José é levado para a prisão, para muitos a prisão é um lugar onde todos os sonhos acabam, mas para José aconteceu ao contrário, ali foi onde tudo se realizou, José lutou, trabalhou, conquistou a confiança do carcereiro. Isso indica que não é o lugar que faz as pessoas, mas são as pessoas que fazem com que o lugar fique diferente. O sonhador não espera que o lugar seja transformado, mas é ele que transforma o lugar. Para quem sonha, não existe um lugar difícil, é o sonhador que trás a presença de Deus. José começou a transformar aquela prisão, porque ele tinha um sonho. O tempo é a resposta para o sonhador, o tempo foi responsável pela recompensa de José e para que o seu sonho se cumprisse. 

Génesis 41:39-40

Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.

Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.

Pajovi      Queluz



Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...