quinta-feira, 29 de outubro de 2015

SALTAR DE IGREJA EM IGREJA?

SALTAR DE IGREJA EM IGREJA?
Há uma tendência muito forte de nos tempos que correm que é o saltar de igreja em igreja. Não acho que seja um grande problema uma pessoa procurar uma igreja que siga a Bíblia para se congregar, porém, essa busca deixou de ser uma busca por uma igreja bíblica e que esteja comprometida na missão de Deus e passou a ser uma procura centrada em verdadeiras banalidades, coisas que, definitivamente, ninguém se deveria de preocupar quando procurasse uma igreja para congregar. Isto também serve para quem já está na igreja e fica à procura de certas coisas que não convêm. O que não devemos procurar numa igreja?

1- INFRAESTRUTURAS
É impressionante mas muitas pessoas acham que as coisas mais importantes numa igreja são, o ar-condicionado, estacionamentos, iluminação, berçário, bancos estofados… sei que essas coisas são apelativas e toda a gente quer, mas não é o tipo de coisas que devemos procurar numa igreja. Pessoas que procuram essas coisas estarão sempre descontentes, pois o ser humano é insaciável na procura pelo conforto. Sem contar, é claro, que essa procura mostra, entre outras coisas, o desejo de ficar dentro da igreja a criar raízes e não sair pelo mundo para levar a Palavra de Deus.

2- DIVERSÃO
Algumas pessoas vão para uma igreja atrás das diversões, principalmente os mais jovens. Veem a igreja como mais uma opção de entretenimento. É muito comum chegarem ao pé de algum líder e perguntarem: O que é que vocês oferecem em termos de programação aos novos membros? Como se a igreja fosse uma indústria produtora de divertimentos e passatempos. Alguns também saem da igreja por ser “chata”. O pior de tudo é quando a igreja oferece entretenimento! Diversão não é coisa para se procurar numa igreja. Entendo que a diversão aconteça na igreja, mas não é o objetivo dela. Quem procura a igreja atrás de diversão mais tarde ou mais cedo vai sair dela, pois a indústria de entretenimento do mundo é muito competente a oferecer entretenimento e divertimento. Já a igreja séria, nunca se esforçará para oferecer essas coisas em primeiro lugar a quem quer que seja, pois não é a sua missão.
3- DEFEITOS
Entendo que é saudável termos pessoas críticas (construtivas) na igreja, porém, não é saudável vivermos à procura de defeitos. Isto porque iremos encontrá-los em quantidade e iremos fazer da repercussão destes defeitos um “inferno” na vida da igreja. A igreja são as pessoas e as pessoas estão na igreja em diferentes fases de amadurecimento da vida cristã. Assim, é comum encontrarmos todo tipo de defeitos possíveis. Quem está na igreja à procura de defeitos, vai com toda a certeza encontrá-los e não conseguirá permanecer em nenhuma comunidade, pois não existe nenhuma igreja cujos membros não tenham defeitos. Além disso, quem fica apenas à procura e a apontar defeitos é hipócrita, pois também está cheio deles!

4- PERFEIÇÃO
É incrível haver pessoas que procuram uma espécie de perfeição na igreja. Têm uma grande expectativa de como as coisas devem ser, de como as pessoas devem agir, que afirmam o que acham perfeito numa igreja. Querem que tudo aconteça conforme pensam, da forma que acham que é melhor. Porém, logo ficam decepcionados, pois a perfeição passa longe de qualquer igreja. Na igreja não há perfeitos, há pessoas que procuram ser perfeitas.


5- O QUE QUEREMOS
É muito comum a procura por uma igreja que se enquadre em tudo que deseja o seu coração. Essa procura é um erro, já que o nosso coração é enganoso. Deus é o dono da igreja e é o Espírito Santo que move o coração dos líderes e membros da igreja para que ela (igreja) faça e seja conforme Deus deseja. E, normalmente, o desejo de Deus é bem diferente dos nossos desejos egoístas. Procurar uma igreja que seja como “eu” quero é afrontar o dono da Igreja, Jesus Cristo. A igreja deve ser como Ele quer. Se for uma igreja bíblica e que procura cumprir a sua missão, não há a necessidade dela se desdobrar para agradar a alguns membros que querem mais um “clube” que uma igreja.
Deus vos abençoe


Pajovi

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...