sábado, 23 de janeiro de 2021

A FÉ E AS OBRAS

 Tiago2.14-26

14 De que adianta, meus caros irmãos, alguém proclamar a sua fé, se não tem obras? Acaso essa fé pode salvá-lo? 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem necessitados de roupa e passando privação do alimento de cada dia, 16 e qualquer dentre vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e comei até satisfazer-vos”, porém sem lhe dar alguma ajuda concreta, de que adianta isso? 17 Desse mesmo modo em relação a fé: por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.18 Entretanto, alguém poderá afirmar: “Tu tens fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem obras, e eu te demonstrarei minha fé mediante as obras que realizo”. 19Crês, tu, na existência de um só Deus? Fazes bem! Até mesmo os demônios crêem e tremem! 20Queres pois, assegurar-te, ó homem insensato, de que a fé sem obras é de fato inútil? 21Ora, não foi Abraão, nosso pai na fé, justificado por obras, quando ofereceu seu próprio filho Isaque sobre o altar? 22Vês dessa forma que tanto a fé como as obras estavam agindo juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. 23Cumpriu-se, assim, a Escritura que declara: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus. 24Observais que uma pessoa é justificada por meio das suas ações, e não simplesmente por dizer que crê. 25Exemplo semelhante é o de Raabe, a meretriz: não foi ela aceita por Deus pelas obras, quando acolheu os mensageiros de Israel e os conduziu à liberdade por um outro caminho? 26Portanto, assim como o corpo sem espírito está morto, da mesma forma a fé sem obras está morta.

 

Tiago não afirma que a fé não pode salvar; ele está apenas a dizer que a fé que essa pessoa afirma ter, ou seja, uma fé sem obras, não pode salvar.

Paulo e Tiago querem dizer a mesma coisa com a palavra “obras”: atos praticados em obediência à palavra de Deus. A diferença entre eles é o contexto em que essas obras são praticadas. Paulo nega que as obras possam ter algum valor para nos colocar num rela­cionamento com Deus; Tiago insiste em que, uma vez estabelecido o relacionamento, as obras são essenciais.

Não, as obras não nos salvam. A Bíblia é muito clara: apenas a fé em Jesus nos salva  (Efésios 2:8-9). Não podemos nem precisamos fazer nada para merecer a salvação. Com a sua morte e ressurreição, Jesus nos dá acesso gratuito à salvação, através da fé.

A salvação é um presente de Deus, que Ele nos dá porque Ele é bom. Ele não nos salva por causa de nosso mérito. Ninguém consegue atingir o nível de perfeição de Deus para merecer a salvação. Somente a fé no poder de Jesus pode nos salvar.

 

Pajovi 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...