sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

SEJA ÚTIL

 

Seja Útil.

 

A Bíblia diz que as pessoas mais velhas devem de ser honradas e respeitadas "Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:32.

Com o passar dos anos aprendemos a ser mais ponderados, mais disciplinados e mais equilibrados emocionalmente.

Quando se aproximou a idade da reforma, ponderei muito sobre esta nova situação, ajoelhei aos pés do Senhor e pedi a sua orientação sobre este assunto, a resposta foi, que estava mesmo na altura de avançar para esta nova etapa da vida. 

Sempre fui ativo na Igreja (desde a minha conversão em 1976) e na ajuda à família (carnal e espiritual), agora era a altura de ser mais ativo e mais útil. Depois de ter sido um colaborador na Igreja e no “CEN” em vários setores, portaria, som, eletricidade, construção civil, voluntario na associação da igreja (ajudando a estruturar e remodelar a associação), e também como zelador da Igreja local, tive a firme convicção de que estava na altura, de ser ainda mais útil de uma maneira mais abrangente. O que fazer então? Pedi a orientação de Deus neste assunto e mais uma vez tive a minha resposta. Em 2018 comecei a dedicar-me a ajudar todas as igrejas e associações cristãs, que me pedissem ajuda (assim tem sido até agora), quer como eletricista, serralheiro, carpinteiro ou motorista, não importa como, importa sim, ajudar de forma global aqueles que necessitam da minha ajuda, porque não têm a quem recorrer dentro das suas comunidades. Já ajudei a construir novas casas de oração e a remodelar outras, a reparar avarias que de outra maneira, seria complicado para algumas pequenas igrejas.

Também no âmbito familiar podemos passar a ser mais úteis, tomando conta dos netos (sou um avô babado de 4 netos), pois nesta fase da vida temos mais “paciência” mais tempo e disponibilidade para tudo e todos.

A partir do momento da reforma, na grande maioria das vezes, os idosos são descartados e considerados como inativos e inúteis para a sociedade, sendo desta forma excluídos da mesma. Cabe a todos nós, em especial à comunidade cristã, mudar mentalidades e atitudes, com vista a uma inclusão social deste grupo que ainda tem tanto para oferecer.

De facto, ser idoso não significa ser inútil. Ser idoso é apenas mais uma etapa deste ciclo, que é a nossa vida e passagem pela terra. A idade não importa para quem quer servir a Deus e ser instrumento Dele.

A minha vida a partir da “reforma”, passou a ser tão ou mais ativa que antes. Levanto-me às 6 hr, começo a trabalhar às 7 hr. e nunca paro (exceto para almoçar e lanchar), antes das 17 ou 18 hr. Quando não estou a trabalhar ou a ajudar a Família, faço caminhadas com a minha esposa (companheira de longos anos), tiro fotografias (sou fotógrafo amador) e passeio com os amigos.

O meu conselho a quem se vai reformar é; Sê mais útil para a família, para a Sociedade, para a Igreja local ou global, torna-te voluntário em alguma associação, não pares, pois nós “maiores de idade” poderemos fazer a diferença nesta sociedade que se está a desenraizar.

 

O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa. Provérbios 16:31

Pajovi 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...