quarta-feira, 28 de julho de 2021

 CAMINHADAS 


Eu e a minha esposa, companheiros e namorados de há longa data, somos cada vez mais, adeptos de longas caminhadas quer na natureza, quer nos circuitos urbanos, buscando cada vez mais, novos percursos para percorrer, no terreno e na vivência com Deus. Adoramos calçar os nossos ténis de “trekking” pegar nos bastões e avançar por esses trilhos pedestres, sejam eles perto ou longe de casa. O que interessa é poder respirar a plenos pulmões, estar em comunhão com a natureza e sentir uma tranquilidade ímpar que nos alimenta a alma e nos põe em comunhão com Deus. E acreditem nisto, temos encontrado verdadeiros “oásis” ou pérolas escondidas bem perto de nós. Garanto que todos os trilhos que já percorremos têm vários pontos em comum; permitem-nos desligar do mundo apressado em que vivemos, descobrir lugares perdidos no tempo e desfrutar dos mais belos quadros feitos por Deus na natureza. Quando caminhamos nos circuitos ou trilhos urbanos, a nossa caminhada tem um duplo sentido, além de caminhar, procuramos “meter conversa” com quem nos cruzamos e levar a conversa para o tema “Deus” e por vezes temos agradáveis surpresas.

Na nossa comunidade (Igreja local), têm-se desenvolvido grupos de caminhada com o intuito de sociabilização entre crentes, mas também pela oportunidade de evangelizar.

Caminhar em grupo não é uma competição. Tal como a vivência dentro da Igreja. É uma forma de estarmos mais próximos da natureza, de Deus e dos nossos amigos, companheiros de percurso. É muito importante a viagem, o percurso, mas também o destino. Por esta razão é bom irmos com calma, deixar que seja o elemento mais fraco fisicamente, ou menos experiente, a marcar o ritmo e disfrutar do percurso e da amizade. Manter o grupo unido, seja num passeio, seja na vida com Deus, além de ser uma boa ideia é uma necessidade, caso aconteça algum acidente ou incidente de percurso, pois assim podemo-nos ajudar uns aos outros.

Tal como numa caminhada num percurso pedestre, a nossa caminhada com Deus deve primar pela perseverança (a perseverança é a chave para uma vida firme com jesus), conhecimento, ânimo, e nunca nos sentirmos perdidos ou desanimados aconteça o que acontecer. Muitas vezes nas caminhadas, tal como na vida com Jesus, deparamo-nos com encruzilhadas no caminho, não sabendo qual o rumo a tomar. Muitas vezes ouvimos a expressão vai por onde o coração mandar, mas essa não é a atitude certa, só a convicção forte e o conhecimento adquirido pela experiência e a vivência, nos podem levar ao lugar certo e correto, seja numa caminhada num trilho, seja na caminhada com Jesus.

Para se fazer caminhadas com segurança podendo assim ter prazer e usufruir da mesma, temos de nos preparar e ter em linha de conta vários princípios básicos, ter calçado cómodo, roupa apropriada à estação do ano, levar água e alguma comida leve e não querer fazer nenhuma maratona logo na primeira caminhada. É também assim a nossa vida com Jesus, temos de nos preparar para essa caminhada, obter conhecimentos, alimentar a nossa alma com a leitura da Bíblia, e no início dessa caminhada não devemos de querer saber tudo, no decorrer dessa caminhada a experiência vem ajudar-nos a ter os conhecimentos necessários para a podermos levar a porto seguro.


Pajovi  2021


Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...