sábado, 31 de julho de 2021

 

 Porquê viajar em Portugal?

 

Para algumas pessoas viajar é ir para o estrangeiro, conhecer o seu próprio país não é importante, o que é importante é ir para fora. Eu não sou assim, para mim importante é conhecer o meu lindo País. Já lá vão muitos anos que viajo “cá dentro” e conheço uma grande parte do território português. Embora “conhecer” seja sempre relativo, por vezes basta estarmos alguns anos sem visitar um local para quase não o reconhecermos quando lá voltamos. Mas existem poucas zonas do nosso país que eu não tenha visitado pelo menos uma vez, as que não conheço tenho esperança de vir a conhecer.

Portugal é um pequeno país, mas, de uma beleza incrível e de uma grande diversidade. De norte a sul, do litoral ao interior, a paisagem natural e os usos e costumes, mudam constantemente, as tradições culturais, a gastronomia, o clima, a história, os hábitos, a sociologia, e até os sotaques mudam. Não há muitos países que se possam gabar de ter tanta variedade e tanta História num território tão reduzido (92.090 km²).

Portugal foi considerado um dos mais bonitos países do mundo e um dos melhores destinos turísticos. Estou a citar variadíssimas revistas de turismo a nível mundial, nomeadamente o World Travel Awards (WTA), que é considerado como o “Óscar do Turismo”.

Temos praias de cortar a respiração, quer em beleza natural quer em extensão, existem zonas de serra com encantadoras cascatas e piscinas naturais incríveis, praias fluviais de uma beleza indescritível.  Se pensa que ficamos por aqui desengane-se, Portugal é riquíssimo em gastronomia, desde os bons peixes à boa carne, temos de tudo um pouco.

Para os amantes dos trilhos e caminhadas ou dos passadiços, também neste ponto Portugal é um país de excelência.  Desde pequenos percursos lineares, até aos grandes percursos de dificuldades acrescidas temos de tudo um pouco. Um trilho que me vem sempre à memória, e que foi considerado um dos melhores trilhos costeiros do mundo, é o “trilho dos pescadores” Sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelos habitantes locais para acesso às praias e pesqueiros. Trata-se de um trilho para ser feito apenas a pé, ao longo das falésias, com muita areia e por isso exigente do ponto de vista físico. Um desafio ao contacto permanente com o vento do mar, à rudeza da paisagem costeira e à presença de uma natureza selvagem e persistente. Inclui um total de 13 etapas, num total de 226,5 km sensivelmente. O trilho está bem sinalizado. Ao longo do percurso existem alojamentos e outros serviços todos bem sinalizados. O Trilho vai de Santiago do Cacém até Lagos sempre junto à costa.

Poderia continuar a enumerar atributos a Portugal, que nunca iriam acabar, mas fico por aqui. Viaje cá dentro conheça Portugal. Vale a pena investir nos seus conhecimentos sobre as nossas gentes e culturas tão diversificadas.

 

Somos LIVRES na medida em que temos conhecimentos, é a quantidade e a qualidade dos nossos conhecimentos, que mede o grau da nossa liberdade.

Pajovi    2021


Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...