quarta-feira, 27 de abril de 2016

Está certo pagar em dinheiro para ser abençoado por Deus?

Um dia perguntaram-me o seguinte: É correto pagar dinheiro para ser abençoado?

O “pastor” de uma certa igreja pediu a um crente para colocar 500,00 € junto de uma foto da família e entregar na igreja para serem abençoados até ao final do ano. Não tenho dúvidas que essa família não deve colocar o dinheiro e a foto nas mãos desse “pastor”.
 Considero a prática realizada por esse “pastor” uma heresia! Esse “pastor” está a condicionar a bênção de Deus a uma certa quantia em dinheiro colocada ao lado de uma foto, apelando para o sistema emocional de pessoas que desejam bênçãos de Deus para si e para os seus entes queridos, procurando com isso obter lucro. Ele faz praticamente uma chantagem emocional e consegue extorquir dinheiro às pessoas! Que absurdo!
Não há na Bíblia qualquer texto que apoie essa prática. A bênção de Deus não pode ser comprada. Suponhamos que alguém não tenha esse dinheiro ou não possa por algum motivo dispor dele nesse momento. O facto de não o colocar ali junto à foto fará com que Deus NÃO abençoe a família daquela pessoa? “Somente” a oração não é suficiente? O dinheiro ali colocado fará com que a mão de Deus seja movida a favor daquela família? Fora isso, temos ainda outro absurdo: a promessa de que Deus obrigatoriamente fará algo, como se esse “pastor” tivesse o domínio do que Deus fará ou não na vida de alguém.
Abram os olhos, pois essa é uma forma de manipulação muito comum, principalmente aos adeptos da teologia da prosperidade. É uma manipulação maligna, que não vem do Senhor. Em nenhum versículo da Bíblia encontramos qualquer orientação para isso, pelo contrário, Simão, quando quis comprar a bênção de Deus com a qual Pedro e os apóstolos faziam a obra de Deus, foi duramente repreendido (Atos 8. 18-22). Veja:
E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Atos 8:18-22
Além disso, uma das orientações de Jesus aos seus discípulos quando lhes deu a sua missão, foi para darem de graça tudo o que fizessem no exercício dos dons de Deus:   
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demónios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento. Mateus 10:8-10.
 Se os apóstolos cobrassem por qualquer exercício dos dons estariam a ir contra as ordens de Cristo.
Assim sendo, não se deixe levar por esse tipo de apelo. Se a sua igreja tem caminhado por esse caminho, infelizmente, tem deixado de andar biblicamente. Compras e vendas de bênçãos, mesmo que com uma “roupa” bonitinha confeccionada pelos pastores ou até pelas ovelhas ávidas por bênçãos, não tem nenhum contexto bíblico.

Pajovi

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...