segunda-feira, 25 de abril de 2016

Sete sinais que mostram se você está a caminhar para uma vida de derrotas.

Sinais são marcas, indícios, vestígios que nos indicam alguma coisa. Os sinais de trânsito, por exemplo, nos indicam coisas que devemos ou não devemos fazer. Sinal vermelho indica que devemos parar; sinal verde que devemos seguir. Da mesma forma estes sinais, e existem sinais muito claros na nossa vida que nos indicam como vai a nossa vida espiritual, que indicam “a quantas anda” a nossa vida com Deus e, consequentemente, se estamos num caminho de vida ou num caminho de morte, que nos levará às derrotas.
Na maioria das vezes nós conhecemos estes sinais, mas ignoramos não ligamos. Isso traz muitos males à nossa vida, da mesma forma que correm graves riscos, aqueles que ignoram o sinal vermelho no trânsito. Vejamos os 7 sinais de alerta que nos mostram se estamos a trilhar os caminhos que nos levarão a grandes derrotas na nossa vida. Se estiver a andar por algum destes caminhos, mude de rota imediatamente!
Sinal 1 – Disciplinas espirituais não fazem parte do nosso dia.
Um sinal bastante importante que mostra que estamos num caminho errado e que precisamos fazer um retorno ao caminho certo é a análise do nosso dia-a-dia. Algumas coisas são básicas na vida de um cristão que deseja ser vitorioso. Pelo menos a leitura da Bíblia e a oração precisam de estar presentes todos os dias na vida do crente. O cristão vitorioso precisa de estar em constante avanço nas suas disciplinas espirituais perante o Senhor.
Sinal 2 – Mais derrotas para o pecado do que vitórias.
Todos lutamos contra o pecado diariamente. Mas um sinal fortíssimo de que a vida com Deus não vai bem é quando o pecado nos vence com facilidade. Somos muito mais derrotados do que vitoriosos. Isso mostra que estamos fracos espiritualmente. É um sinal de “falta de alimentação espiritual”. Lutar contra o pecado não é estar no caminho errado, mas ser vencido por ele (pelo pecado) constantemente é sinal de que alguma coisa não vai bem na nossa vida. Quem é derrotado pelo pecado não tem uma vida vitoriosa.
Sinal 3 – Encontra muitas desculpas para não andar nos caminhos de Deus.
O crente fortalecido sempre procurará ânimo para andar no caminho estreito. Já aquele que está cambaleante tem grande desânimo e começa a arranjar desculpas para não fazer o que se deve fazer, para não andar na vontade de Deus. Este é um sinal de distância de Deus, de uma grande derrota na vida da pessoa. O desânimo vem da falta de contacto com o Senhor e a “malandragem” para arranjar desculpas para amenizar os erros vêm do maior contacto com a carne, com o mundo e com o Diabo.
Sinal 4 – Começa a isolar-se da igreja.
Sabemos que a igreja é o ajuntamento dos salvos, dos que professam a fé em Jesus Cristo e que a igreja tem um papel fundamental na vida do crente vitorioso. O crente verdadeiro foi chamado por Jesus para ser igreja, fortalecer e ser fortalecido na igreja. Mas sem investimento na vida com Deus um grande sinal de que a sua vida está a ir de mal a pior, é a vontade de não se envolver nos trabalhos da igreja, na evangelização, em ser sal e luz no meio do mundo. A pessoa fecha-se num grande egoísmo e só se vê a si mesmo.
Sinal 5 – Procura defeitos em tudo.
Tem uma vida derrotada fica uma pessoa cheia de críticas destrutivas. Esta pessoa não se consegue manter no que é bom, pelo contrário procura sempre encontrar algum defeito, e se não conseguir encontrar, ela mesma inventa um defeito. Este é um sinal de amargura no coração, de uma distância de Deus. A crítica é importante para o crescimento de todos, porém, a pessoa que está longe dos caminhos do Senhor faz da crítica uma espada para ferir e não uma ferramenta de construção. E, agindo dessa forma, esta pessoa anda no caminho da derrota e não da vitória.
Sinal 6 – Não investe tempo, energia e recursos no reino de Deus.
Jesus deixou claro na Sua palavra que os Seus servos seriam pessoas que buscariam em primeiro lugar o reino de Deus (Mt. 6.33). Um grave sinal que mostra que alguém está a andar por caminhos de derrota é quando não existe essa busca do reino de Deus como uma prioridade na sua vida. Não se investe quase nada de tempo em prol do reino de Deus, não se dispõe a fazer nada, é estagnado (parado), não tira um centavo do bolso para ajudar em nada, nem para investir no seu próprio crescimento espiritual nem do próximo.
Sinal 7 – Acha que tudo está bem e que nada precisa mudar.
A pessoa que está no caminho da derrota identifica vários dos sinais acima em si mesma e ainda acha que tudo está bem e que, na verdade, ela está no controlo da situação e que a situação não está tão ruim assim. Não acha que precisa de tomar atitudes concretas para mudar de vida. Esse é o pior sinal de todos, pois só consegue mudar quem consegue dar o “braço a torcer” de que tem algo a mudar. Os derrotados nunca assumem os seus erros e nem estão dispostos a usar a humildade para reconhecer que erraram e que precisam de mudar. Preferem ser donos da “razão” e permanecer no caminho da derrota do que serem humildes e trilhar o caminho da vitória.
Sinal 8 – O sinal dos vitoriosos.
É preciso ter humildade de coração e prostrar-se diante do Senhor, dispondo-se a trabalhar para que as situações ruins mudem. Um sinal de que está a voltar para os caminhos do Senhor é quando começa a cair em si e entende que algo está errado e começa a tomar providências concretas sobre o que está errado. Este é o sinal que Deus quer ver em nós, pois é o sinal dos vitoriosos!


Deus vos abençoe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...