sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

RESUMO DE ATOS 18:1 a 11

18.8-11 —  Não temas, mas fala e não te cales; porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal. Tendo em vista o tratamento rude que recebia aonde quer que fosse, Paulo deve ter ficado muito confortado com a promessa divina de que ninguém lançaria mão dele para lhe fazer mal ou açoitá-lo em Corinto (At 16.22-24).
Atos foi escrito para orientar a igreja da sua missão permanente, por meio do relato de como o Espírito Santo capacitou os apóstolos, para propagar o testemunho de Cristo ao mundo gentio.
Atos 18 começa com o encontro de Paulo com seus colegas de trabalho na confecção de tendas, Áquila e Priscila, sua mulher. Ele trabalha, produz tendas e ainda evangeliza em todas as oportunidades que tem. Paulo nunca desvalorizou o trabalho, pelo contrário, sempre se esforçou por não ser pesado aos seus irmãos.
Ele ainda está a evangelizar os judeus e ganha muitos para Cristo. Paulo incomodava a oposição, que ainda ficou mais incomodada com a chegada de Silas e Timóteo, porque com achegada deles, Paulo pode dedicar-se integralmente à pregação do evangelho.
Paulo foi confortado pelo Senhor que lhe apareceu em visão dizendo-lhe para perseverar e continuar a pregar – “fala e não te cales!”. Diante do grande trabalho de evangelização de Paulo, levantou-se uma grande onda de perseguição e oposição ao seu trabalho.
É incrível! Quem se dedica ao trabalho do Senhor jamais ficará sem uma forte oposição! Pelo menos, é isso que aprendemos em Atos.
Paulo foi considerado um trabalhador.
Conhecedor da cultura helênica sabia muito bem que para ensinar, ou ser missionário no mundo helênico deveria buscar o seu pelo próprio sustento, isto é, ganhar a sua vida com o trabalho das suas próprias mãos. A cultura helênica não aceitava vender o conhecimento. Como Pedro o enviou para evangelizar o mundo Pagão, ele que havia nascido em Tarso e educado segundo esta cultura, não encontrou dificuldades. Ele era um fabricante de tendas, profissão muito comum da época, pois havia interesse na compra por parte do exército romano, das caravanas e dos que transportavam as mercadorias.
Segundo a concepção do judaísmo e o ensinamento de Jesus o missionário deveria receber a paga e o sustento de seu trabalho. Na Palestina do tempo de Jesus assim se pensava.
Aparecem muitas citações nas cartas paulinas e escritos do Novo Testamento que falam do trabalho e profissão do apóstolo Paulo. Os evangelhos que falam da realidade do tempo de Jesus mostram que os apóstolos comiam e bebiam daquilo que os seus ouvintes doavam. Jesus sempre disse “comei e bebei daquilo que vos derem”.
Paulo era um evangelizador e trabalhador. Sabemos que era fabricante de Tendas pelo que diz Atos 18, 1 a 4 - 1 - Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto.
2 - Lá, encontrou um certo judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles.
3 - E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas. (ARA)


Pajovi

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...