domingo, 14 de maio de 2017

A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo e o Espírito Santo são Deus?

Muitas pessoas têm dificuldades de compreender claramente algumas verdades bíblicas. A divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para o qual damos o nome na teologia de trindade. Alguns procuram compreendê-la já que ela está vivamente relatada na Bíblia, já outros preferem ignorá-la por terem “preguiça” de a estudar a fundo ou por outro motivo que não entendo.
A respeito da palavra trindade, ela não existe na Bíblia mas, mesmo assim, é totalmente bíblica. Neste artigo, pretendo mostrar se a Bíblia afirma ou não que Jesus Cristo e o Espírito Santo são Deus. As conclusões vou deixar por conta de cada leitor.

JESUS CRISTO É APONTADO NA BÍBLIA COMO SENDO DEUS?
A resposta é sim! Algo muito interessante a observar é que Jesus logo nos primeiros dias da Sua vida foi adorado (coisa que só é devida a Deus): “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2.11). Muitas outras pessoas O adoraram no decorrer da sua vida. Ele aceitou a adoração sincera dessas pessoas e nunca as repreendeu por isso (Mt 14.33; Mt 28.9; Mc 5.6; Jo 9.38). Observemos, por exemplo, a atitude totalmente contrária de um anjo quando o apóstolo João se prostrou diante dele e tentou adorá-lo: “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” (Apocalipse 19.10). Assim, a adoração dada a Jesus é uma evidência fortíssima de Sua Divindade!
Além disso, temos um texto bíblico extremamente explícito que fala da divindade de Jesus Cristo. Aqueles que negam que Jesus Cristo é Deus precisam dar uma boa explicação para este texto: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (1 João 5.20)
Entre vários argumentos existentes que apoiam a divindade de Cristo, deixo ainda mais alguns para selar a questão:
Alguns atributos do Deus Pai são também aplicados a Jesus na Bíblia: Ele é chamado de Senhor (Mc 16.19; Jo 20.28). É apontado como o Eterno (Ap 1. 8; 22. 13). É omnipresente (Mt 18. 20; Mt 28. 20). É omnisciente (Jo 1.48; Ap 2. 23). É omnipotente (Fp 3. 21; Ap 1. 8).

O ESPÍRITO SANTO É APONTADO NA BÍBLIA COMO SENDO DEUS?
O Espírito Santo também é apontado claramente na Bíblia como sendo Deus. Veja um acontecimento do Antigo Testamento creditado à ação Dele como Deus: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.” (Hebreus 3.7-9). Além disso, na revelação profética de Deus ao seu povo é creditada a ação do Espírito Santo: “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1.21)
Além dessas evidências claras, alguns dos atributos divinos de Deus são também atribuídos ao Espírito Santo: onipresença (Sl 139. 7-10); onisciência (Is 40. 13, 14; I Co 2. 10-11); onipotência (I Co 12. 11). Semelhantemente ao Deus Pai e ao Filho Jesus Cristo, ao Espírito Santo é atribuído a eternidade (Hb 9.14).
Outro indício muito forte é a ordem de Jesus para batizar os Seus discípulos. É atribuída às três pessoas da trindade, a ação completa do batismo naquela vida restaurada, sem qualquer distinção, colocando-os um após o outro como sendo Deus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

CONCLUSÃO
Creio que os textos e argumentos mencionados apontam claramente que Jesus Cristo e o Espírito Santo são Deus. Assim, o que nos cabe a nós é tentarmos entender o mistério desse facto e não taparmos os olhos para o facto de que realmente a Bíblia afirma a divindade deles.

Aos que insistem em declarar que Jesus e o Espírito Santo não são Deus, cabe a explicação do que estão então as dezenas de textos que afirmam o contrário, estão a falar!

Pajovi

Pesquisa apoiada no estudo Bíblico de André Sanches.

1 comentário:

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...