terça-feira, 22 de agosto de 2017

Baptismo, o que realmente significa na Bíblia?

baptismo é algo conhecido por quase todas as pessoas. No entanto, com certeza, não é entendido correctamente em seu sentido bíblico pela maioria delas. Há muita confusão a respeito do real sentido do baptismo, por isso, espero que com este artigo consiga elucidar de forma simples algumas dessas dúvidas.
A mais importante informação sobre o baptismo cristão, é que ele foi instituído por Jesus Cristo: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mateus 28. 19-20)
Baptismo, o que significa na Bíblia?
Baptismo significa um ato no qual se usa a água como símbolo da purificação que já aconteceu na vida de uma pessoa, ou seja, alguém é alcançado por Deus, arrepende-se de seus pecados, é purificado, justificado por Jesus pela fé e, então, se torna Seu discípulo. Essa é a transformação interior que ocorre antes da pessoa ser baptizada.
A partir daí a pessoa está pronta para ser batizada, selando essa transformação e purificação que já aconteceu na sua vida. O batismo também representa um compromisso da pessoa com Deus e com a Sua obra.
Batismo e salvação
Há muitas pessoas que se confundem, acham que o batismo salva. Em conversa com muitos “novos convertidos” que vêm de outras religiões e que têm uma pressa gigantesca em se batizar. Quando questionados sobre esta questão, logo associam que precisam de ser batizados para que a sua salvação seja selada ou alcançada.
Porém, é um erro pensar assim, pois a salvação é pela fé e não pelo baptismo. Para ilustrar cito o ladrão da cruz. Ele foi salvo? As palavras de Jesus mostram que sim, veja: “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lucas 23. 43). Ele foi baptizado? Não! Se o baptismo fosse uma condição essencial para a salvação o ladrão da cruz não poderia ser salvo. O que dizer, por exemplo, de uma pessoa que se converte e morre logo em seguida? Não seria salva porque não se baptizou? Obviamente que será salva, pois a salvação está ligada à obra que Jesus já fez no coração dela.
É claro que esse fato não diminui a importância do batismo, pois o batismo é um símbolo (um sacramento) importante (que vem de Deus) e que deve ser recebido pelos que foram purificados por Jesus pela fé. O que não precisa é de haver pressa e desespero, que resultam em batismos mecânicos e sem sentido. Muitas denominações batizam pessoas quase por atacado, sem ao menos acompanhar essas pessoas num discipulado e explicar as coisas básicas a respeito do arrependimento e sobre a obra de Cristo. Levantou a mão já batizam. Repito: Batismo não salva ninguém.
Quem salva é Jesus Cristo. Todos os que foram alcançados por Jesus serão salvos, no entanto, nem todos os que foram baptizados serão salvos, somente o serão os que foram verdadeiramente alcançados por Jesus. Digo isto porque uma pessoa pode ser baptizada por motivos e crenças erradas, ou seja, pode enganar os homens que a baptizam, que acabam muitas vezes por achar que essa pessoa realmente teve um encontro com Jesus, mas ela não teve.

COMO SE BAPTIZA?
A palavra “baptismos” no grego significa: “imergir; mergulhar; colocar para dentro de”. No curso da história, por várias razões, apareceram outras formas de baptismo, como aspersão e ablução (banho); entretanto, como o baptismo é uma identificação com Cristo na sua morte e ressurreição, e é exactamente isto que a imersão significa, não praticamos outras formas de baptismo.
Quando Filipe baptizou o etíope, eles pararam num lugar onde havia água. A Bíblia diz que ambos entraram na água (At 8.38,39). Certamente aquele eunuco viajava abastecido com água potável; se fosse o caso de praticarem a aspersão havia água suficiente naquela carruagem para isso, mas baptizar é imergir! Não foi à toa que João Baptista se utilizou do rio Jordão para baptizar. Depois, mudou o local de baptismo para Enom, perto de Salim, e razão para isto é descrita pelo apóstolo João no seu evangelho: “porque havia ali muitas águas” (Jo 3.23).
Além da água, é necessário alguém que ministre o batismo ao novo-convertido, uma vez que não existe Auto batismo na Bíblia. E quem pode batizar? Quem tem autoridade para isto? Só o pastor? Não! A ordenança de Jesus é clara: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”(Mt 28.19).
Jesus mandou fazer discípulos e depois baptizá-los. A ordem já subentende que quem faz o discípulo tem autoridade para baptizá-lo. Filipe era apenas um diácono, fazendo o trabalho de evangelista; não era o pastor de igreja nenhuma, e baptizou!


Pajovi                    Agosto 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...