terça-feira, 22 de agosto de 2017

É LICITO AO CRISTÃO FAZER TATUAGENS NO SEU CORPO?

Antes de decidir fazer uma tatuagem, creio que é necessário (seria no mínimo aconselhável), pensar nalguns pontos, para que essa tatuagem não se transforme num motivo de problemas para a sua vida e venha a ser do desagrado a Deus.
Tudo o que fazemos deve ser feito para a glória de Deus. Em 1 Coríntios 10. 31 encontramos um princípio que deve ser aplicado em todas as nossas ações: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”. Se a tatuagem que quer fazer é apenas com um intuito egoísta, se é apenas um ato de rebeldia contra algo ou alguém, se é um desejo originado por algo pecaminoso, não faça, pois não estará a glorificar a Deus. A motivação daquilo que fazemos, conta muito para Deus. Uma motivação errada levará a um caminho errado, que não glorificará o Senhor. Faça essa pergunta a si mesmo: A minha atitude de querer ter uma tatuagem glorificará a Deus?
A tatuagem vai causar escândalo? Apesar de ser algo subjetivo, a questão de causar escândalo. Paulo deixou-nos uma boa maneira de refletirmos sobre a nossa liberdade cristã, principalmente em relação ao próximo. Em 1 Corintios 8.1-13, Paulo refletiu sobre a sua liberdade diante das pessoas mais fracas na fé. Por que não deveríamos nós refletir também sobre isso? Ele fez duas conclusões interessantes que, penso eu, podem dar entendimento para uma tomada de decisão mais madura em relação às tatuagens: “Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos (…) E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.” (1Co 8. 9; 13). O referencial do reino de Deus é o “nós” e não o “eu”, por isso, pense se essa tatuagem não vem trazer mais problemas que bênção na sua vida e na comunidade. Então, depois de refletir bem decida se fará ou não a tatuagem.
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. (Colo. 3:15)

Creio que os pontos citados acima fornecem algumas referências para uma decisão correta em relação a fazer ou não uma tatuagem. Usar a liberdade que Cristo nos deu da melhor forma possível, seja para fazer uma tatuagem ou para escolher não fazer uma tatuagem, é o que Deus espera de cada um de nós. Por isso, antes de fazer a tatuagem faça uma reflexão imparcial e sincera sobre a questão é só depois decida.

Pajovi            Agosto 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...