segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Sabe o que é o Espírito Santo?

 

Sabe o que é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é uma das figuras mais controversas da Bíblia. Diversas linhas teológicas divergem quanto à sua atuação nos dias atuais. O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade. Foi o Espírito Santo, que Jesus prometeu aos seus discípulos, que enviaria no seu lugar como Consolador em João 14:16-18 (NAA) diz: E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre: é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês. Não deixarei que fiquem órfãos; voltarei para junto de vocês."

Com a promessa de enviar o Consolador, Jesus declara também a ação do Espírito Santo, este anunciará as coisas que irão acontecer pois falará do que ouvir. Em João 16:13 (NAA) diz:Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer”.
O Espírito Santo falará aquilo que receber de Jesus. Em João 16:15 (NAA) diz:Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai receber do que é meu e anunciar isso a vocês.”
Podemos resistir ao Espírito Santo quando não entendemos quem Ele é ou a Sua maneira de agir. Nestes casos opomo-nos e agimos contra a Sua vontade. O cristão, que não tem o Espírito Santo na sua vida, é como uma ave que nunca aprendeu a voar, Isso é contra a sua própria natureza. Ser cristão realmente, é viver sempre na presença do Espírito Santo. Em Atos 7:51 (NAA) diz: “Homens teimosos e incircuncisos de coração e de ouvidos, vocês sempre resistem ao Espírito Santo. Vocês fazem exatamente o mesmo que fizeram os seus pais.”

O Espírito Santo alerta-nos e nos leva ao real conhecimento de Jesus, convencendo cada um de nós acerca da necessidade da salvação plena. Em João 16:8-11 (NAA)  diz:Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque eles não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.” Estes versículos estão divididos em três áreas nas quais o homem tem de ser convencido.

Quando vivemos sem o Espírito Santo, vivemos com falta de entendimento, com uma visão desfocada da realidade. Se vivemos assim dificultamos a compreensão do nosso estado espiritual.

É o Espírito Santo que nos mostra a realidade do nosso pecado. Em Romanos 5:12 (NAA) diz:Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram.”

É o Espírito Santo quem nos convence, da justiça de Deus e da sua necessidade. Em Mateus 5:6 (NAA) diz:” Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.”

É também o Espírito Santo, que nos convence do juízo (justiça) de Deus. As pessoas cegas pelo pecado não toleram que se fale sobre o juízo (justiça) de Deus. Em Atos 24:25 (NAA) diz: “Quando Paulo começou a falar sobre a justiça, o domínio próprio e o Juízo vindouro, Félix ficou amedrontado e disse: — Por agora, você pode retirar-se, e, quando eu tiver oportunidade, mandarei chamá-lo.”

O juízo (justiça) é bem real, porém o crente verdadeiro e fiel não precisa de ter medo. Em 1 João 4:17 (NAA) diz: “Nisto o amor é aperfeiçoado em nós, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, assim como ele é, também nós somos neste mundo.”

Perante tudo o que foi exposto, a minha pergunta é; quem aperfeiçoou em nós o amor de Deus, se não o Espírito Santo?

Pajovi   2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...