quinta-feira, 18 de agosto de 2022

A FÉ E A VIDA DO DIA-A-DIA

 

“Fui crucificado juntamente com Cristo. E, desse modo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E essa nova vida que agora vivo no corpo, vivo-a exclusivamente pela fé no Filho de Deus, que me amou e se sacrificou por mim. Não torno inútil a Graça de Deus; porquanto, se a justiça pudesse ser estabelecida pela Lei, então, Cristo teria morrido em vão!” Gálatas 2:20-21(KJA)

O que é que esperamos de Deus? Que expectativas temos, perante os acontecimentos dos últimos tempos? Existem pessoas que frequentam a Igreja, à espera de receber aquilo que Deus nunca nos prometeu. Estas pessoas saltam de igreja em Igreja à espera de receberem o que querem, não o que necessitam. Quando lhes perguntamos se têm fé em Cristo, a resposta é “eu tenho a minha fé”. Estas pessoas pensam que essa “fé” significa que tudo ocorrerá de acordo com os seus planos, com a sua vontade, isto só lhes vai trazer uma grande deceção espiritual. A maturidade cristã está diretamente relacionada com a maneira como entendemos o que é realmente ter fé. “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.
Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”
Hebreus 11:1-3 (ARA).

Assim devemos analisar a relação que existe entre a fé e as adversidades. Existem na Bíblia vários exemplos de pessoas com genuína fé em Deus.  Porém quase todas passaram por situações difíceis. “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33 (ARA)

O apóstolo Pedro diz-nos que não devemos estranhar, “o fogo ardente, destinado a nos provar”. “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;
pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.”
1 Pedro 4:12-14 (ARA).

O cristão não se deve conformar diante dos problemas do dia-a-dia, deve sim encará-los como oportunidades, para demonstrar o que a fé em Cristo tem de melhor. O cristão tem de aprender a olhar para além da tempestade, para o sol que brilha para lá das nuvens escuras e que em breve irá reaparecer no horizonte. Este é o conselho do apóstolo Paulo. regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;” Romanos 12:12 (ARA). Este conselho do apóstolo Paulo, ensina-nos as bases da real maturidade cristã. Temos de ser pacientes diante das adversidades e contrariedades e, temos de nos alegrar na esperança e sermos perseverantes na oração. “O homem cujo coração se firma em Deus, será na hora da provação, o mesmo que era na sua prosperidade. A fé consegue alcançar o invisível e junta-se a realidades eternas.” Ellen White.

Pajovi      2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...