sábado, 6 de agosto de 2022

Fala de Jesus a um amigo

 

Ter amigos verdadeiros, é um dos principais segredos para se ter sucesso ou não, quer a nível pessoal quer profissional. Os amigos podem ser o nosso suporte, ou a nossa condenação. Como cristão, vivencio no dia-a-dia o facto de ter amigos, que não são cristãos, que não têm Jesus como seu salvador e Senhor. Se somos cristãos de mente e coração, vamos querer falar de Jesus aos nossos amigos, para que eles possam experimentar o amor incomensurável de Jesus. No entanto, muitos jovens cristãos, enfrentam na realidade (principalmente nas escolas) muitas dificuldades neste campo, por medo de “bullyng” seja físico seja emocional.

A grande pergunta é; como posso falar de Jesus aos meus amigos sem sofrer de discriminação? Em primeiro lugar temos de ter amor pelos outros, temos também de ser criativos como Jesus.  A mulher samaritana queria água, então, Jesus se revelou a ela como a “água da vida” (João 4:9,10). Ao falar com pescadores, chamou-os para serem “pescadores de homens” (Mateus 4:19). Vemos aqui, como Jesus foi estratégico e criativo. Temos de usar uma linguagem fácil, que todos possam entender, não podemos chegar, e falar numa linguagem teologicamente rebuscada. Se assim for os nossos amigos, não vão entender nada. Se tem vergonha de falar de Jesus a um amigo, peça a Deus que lhe dê sabedoria (Tiago 1:5 – NBV-P – Se quiserem saber o que Deus quer de vocês façam, perguntem-lhe, e Ele alegremente lhes dirá, pois está sempre pronto a dar uma farta provisão de sabedoria a todos os que lhe pedem”.) e verá, que lhe vão aparecer oportunidades incríveis, para falar de Jesus aos seus amigos. Mas se mesmo assim não se sentir com coragem, tente deixar a sua bíblia sempre à vista, quando dentro do seu carro em viagem com amigos, ponha a tocar músicas evangélicas, escolhendo as músicas de acordo com os gostos musicais dos seus amigos (hoje em dia, existem músicas evangélicas para todos os gostos), refira aos seus amigos que estão a ouvir música evangélica, para que eles vejam que ser seguidor de Jesus não é “algo chato” nem confrangedor, mas sim algo que dá prazer, alegria e liberdade. Ao falar de Jesus a um amigo, está verdadeiramente a ser seu amigo, a se preocupar com ele e com a sua vida. Quando cumprimos o” ide” de Jesus e nos colocamos à Sua inteira disposição, conseguiremos mostrar aos outros por atos o que não conseguimos por palavras. Falar de Jesus a um amigo, é algo que nos tem de ser natural, porque esse é o seu mandamento (Marcos 16:15 – NBV-P – “Então disse-lhes: Vão ao mundo inteiro e preguem a boa-nova a todas as pessoas”.), e tem de ser também a nossa vontade, pois se somos amigos de verdade, queremos o bem dessa pessoa, que tenha conhecimento sobre a pessoa maravilhosa de Jesus e que esta é a única maneira de lhe proporcionar paz, amor, liberdade e salvação. Se no nosso quotidiano, nos mostrarmos diferentes daquilo a que os nossos amigos estão habituados no mundo (mas não chatos nem entediantes), se os tratarmos sempre com dignidade em todas as circunstâncias, eles verão que somos diferentes (para melhor) e serão atraídos à luz pela nossa atitude. Isto também é falar de Jesus a um amigo. Não devemos esquecer que um amigo verdadeiro é “alguém que crê em ti, mesmo quando tu deixaste de o fazer”.


Pajovi   2022


Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...