segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CRISE NAS IGREJAS EVANGÉLICAS?

Actualmente o número de cristãos evangélicos em Portugal, ascenderá a mais de 500.000, embora não haja números precisos, até porque o número de cristãos, salvos pelo Senhor Jesus Cristo, não é passível de estatística. Há quem tenha tido um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo e não conste das estatísticas. O número de cristãos evangélicos aumentou substancialmente nos últimos anos.
Há já 237 escolas públicas, com aulas de educação moral e religiosa evangélica,  No total são 256 turmas e perto de dois mil alunos. Este é apenas um dos sinais da crescente presença dos evangélicos na sociedade.   
Algumas das Igrejas ou movimentos Evangélicas, fazem-se conhecer hoje por meio de programas de rádio ou internet. Há ainda igrejas e organizações cristãs que, nos últimos anos, se envolveram em obras sociais, socorrendo os necessitados.  
             Onde está então, a crise? Bem, enquanto temos alguns motivos, para comemorar o crescimento dos evangélicos no nosso país, temos ao mesmo tempo, algumas razões para estarmos preocupados. A nossa preocupação não será tanto com o crescimento numérico dos evangélicos pois esse parece que vai razoável, embora haja muito a fazer, mas essencialmente na área das missões e na área social.
           Graças a Deus por todas as vitórias e por  tudo o que se está a fazer. Entretanto, na euforia de celebrar as bênçãos, alguns parecem não perceber as questões que continuam a desafiar a Igreja evangélica nos dias de hoje, entre elas, a crise da integridade moral ou da ética, dentro e fora das igrejas, a crise monetária e a  crise doutrinária.
            O envolvimento de alguns evangélicos na política, poderá trazer mais prejuízos do que benefícios para a imagem da Igreja. Isso pode gerar um clima de suspeita na sociedade, em relação aos chamados "crentes". Nem todos estão dispostos a confiar em alguém, só porque anda com uma Bíblia ou diz ser evangélico.
           Uma das minhas grandes preocupações tem a ver com a crise teológica e doutrinária, assiste-se hoje à abertura de muitas igrejas “ditas evangélicas” nas quais se mistura o teor Cristão com o “misticismo” e o “sobrenatural” provocando uma confusão doutrinária no seio do protestantismo. Esta é uma das razões pelas quais, seitas como, Testemunhas de Jeová, mormonismo, espiritismo e muitas outras, crescem  tanto. Muitas pessoas, por não terem alicerces bíblicos ou filtros teológicos, têm sido enganadas, passando a viver em escravidão espiritual. Infelizmente, este perigo não vem apenas de seitas, totalmente alheias ao verdadeiro cristianismo, pois aumentam cada vez mais no seio da própria Igreja, os desvios doutrinários, na sua maioria importados de outros países. São movimentos já analisados e cuidadosamente refutados por pessoas capazes, que levam a sério o estudo da Palavra de Deus.
          Todavia, tais movimentos continuam a iludir muitos crentes. Por um lado, vejo o crescimento das seitas e a infiltração de heresias,   em muitas igrejas evangélicas, com profunda tristeza. Por outro lado, devo reconhecer que se trata de nada mais que, o cumprimento do que dizem as escrituras: “Actos 20:29 - Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.”  
“Actos 20:30 - E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.”  Na sua primeira carta a Timóteo, Paulo lembra-nos: “1 Timóteo 4:1- O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demónios.”
          Espero, pela misericórdia de Deus, que este texto seja útil para edificar os que permanecem  firmes,  no ensino da fé cristã e para despertar outros, que foram atraídos para um "evangelho diferente", “2 Coríntios 11:3 - O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.”
“2 Coríntios 11:4 - Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.”  
            Que Deus nos proteja e aos nossos pastores, para que sejamos encontrados fiéis quando Jesus voltar.


Pajovi                Queluz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...