sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O PAPEL DA MULHER CRISTÃ

 Desde tempos idos até à sociedade de hoje, em todas as classes sociais, a mulher não encontra muito espaço, mas ela luta para conquistar esse espaço da melhor maneira possível, mesmo que em algumas culturas as mulheres sejam discriminadas. Na igreja primitiva enfrentaram muitas restrições, mas ainda hoje em pleno século XXI, (infelizmente o machismo predomina em alguns homens) as mulheres não desistem da sua luta e despontam em busca dos seus ideais, isso é notável em todos os segmentos da sociedade.
Assim como há um tempo, de grandes mudanças para a igreja em todo o seu desenvolvimento eclesial, também haverá um novo começo para a história das mulheres, frente à sociedade moderna e à sua função no cumprimento efectivo, do seu papel de uma forma mais abrangente.   Dia 08 de Março foi declarado "O dia internacional da mulher" porém, sabemos, que não dependemos desse único dia no calendário anual, para a reconhecer-mos como esposa, mãe, filha, amiga e mulher. As nossas atitudes mudam quando decidimos romper com alguns paradigmas que nos envolvem; para isso a mulher deve ser perante a sociedade, o MODELO e o ESPELHO; sendo um exemplo de fidelidade, um carácter irrepreensível, usando uma linguagem que deve ser considerada como; linguagem sadia.
O papel da mulher é de fundamental importância, porque ela gera, tem útero, somente um útero fértil poderá frutificar. Podemos usar essa linguagem tanto no âmbito físico como no espiritual, uma vez que a igreja, representada como a Noiva de Cristo, é considerada como a figura de uma MULHER. Já estamos conscientes das nossas responsabilidades e conscientes do ceptro de autoridade a nós outorgado (Sal. 110:2).  Por isso cremos piamente que muitas mudanças (vicissitudes), já aconteceram em relação à posição da mulher na sociedade. Há novas interpretações, não somente em nível secular, como interpretações da própria história ao nível eclesiástico.
  A mulher foi criada por Deus para ser a sua imagem e semelhança (Gen 1:27).  A mulher (Eva) mãe de multidões, foi tirada de uma das costelas de Adão. Costela é a íntima comunhão dos dois, para ser uma só carne. A mulher foi criada para ser uma ajudadora do homem (Gen. 2:18), para ser a glória do homem (I Co 11:7, 11, 12) "Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem".  Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. Pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus". 
Na realidade (na grande maioria dos casos), a mulher é o grande amparo e sustentação do homem. Conforme diz o ditado: Por trás de um grande homem há sempre uma GRANDE mulher.
Sal.110:2 - O SENHOR enviará o ceptro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.
Gen. 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gen. 2:18 -  E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idónea para ele.
I Co. 11:7 - O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
 I Co. 11:11 - Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
I Co. 11:12 - Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
Bem hajam todas as mulheres de DEUS.       
                
Pajovi                        Queluz 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...