quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O QUE É A LIBERDADE!?

             Segundo os filósofos, Liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um  sujeito  racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.
             A nossa liberdade termina onde começa a dos outros.
            Na verdade O que é a Liberdade? Muito honestamente, penso que nunca ninguém soube. Escritores, psicólogos, filósofos, psiquiatras e sociólogos, na sua maioria, não sabem o que é a Liberdade. No entanto vale a pena reflectir, mudando a forma de como encarar uma das mais antigas questões intelectuais, senão a primeira, que se coloca aos homens de todos os tempos. Pela perspectiva contraditória e ilógica de saber o que é, poderíamos perguntar “o que não é a Liberdade?”
Cristianismo e Liberdade são dois grandes conceitos que deveriam ter o mesmo significado. «Foi para a liberdade que Cristo nos libertou» *Gal. 5:1. Ainda que S. Paulo possa ter dirigido essas palavras aos cristãos, por motivos relacionados com as circunstâncias do seu tempo e do local em que viviam, a sua frase não deixa de ser o lema de todos os cristãos, de todos os tempos.
Pelas suas origens, a Igreja de CRISTO, tem de assumir o papel de guardiã da liberdade neste mundo.
No entanto, a liberdade que Jesus pretendeu oferecer aos seus discípulos tem sido constantemente reprimida, ao longo de quase toda a História da humanidade, quer por ideologias políticas e religiosas, quer pelos próprios políticos e religiosos.
No mundo actual, todas as coisas são permitidas; prazer, euforia,   e tudo que satisfaça e dê a sensação de liberdade total. Não existe espaço para limites ou para a disciplina, que são vistos como falta de liberdade ou, até mesmo, como repressão. Mas este mundo vai de mal a pior e, a cada dia aumenta mais a violência e a degradação, moral, intelectual e social provocada pelo exercício de liberdades tirânicas que, escravizam a consciência e anulam os mais legítimos ideais libertários, instituindo no lugar destes o caos, a desordem e a morte.
A liberdade que CRISTO oferece, só tem como limite a fronteira do amor. Ame como CRISTO amou e viva a liberdade plena, liberdade essa que não é contida por barreiras físicas, raciais, ideológicas ou geográficas. Seja livre!  

“A VERDADEIRA LIBERDADE CRIA OS SEUS LIMITES, A FIM DE NÃO USURPAR,   OS DIREITOS E A LIBERDADE DOS OUTROS”. (Autor desconhecido)
*Gal. 5:1 - Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
Jo. 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Jo. 8:36 - Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Rm 6.22 - Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;
QUELUZ,  Outubro de 2010
Pajovi         Queluz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triunfar sem criticar, é o princípio básico de um líder!

  Se queremos triunfar na vida, não devemos criticar ninguém. Aqueles que criticam os outros são débeis, no entanto aquele que se autocrític...